Ensino
Objetos digitais de aprendizagem: uma abordagem educacional diferenciada. | |
Érica dos Santos, Veronica Ballotin Baroni, Lucia de Moraes Batista |
Dinamizando a matemática: uma intervenção pedagógica no 5º ano do Ensino Fundamental | |
Thayná Neis, Fernanda Zorzi, Bruna Luzzatto Berton |
Desbravando as novas palavras: uma pesquisa sobre neologismos em notícias sobre política | |
Jaqueline Biazus, Kleber Eckert, Giana Marcela Lorenzon |
A Aprendizagem Significativa como metodologia nas aulas de Matemática | |
Raiane Jacqueline Conci, Delair Bavaresco |
Suporte Básico de Vida: esteja preparado para salvar uma vida | |
Beatriz Dalmas Branchi, Cibele Alves Dos Santos |
Construção de um applet no Geogebra para o Estudo de Funções | |
Júlia Nichet, Delair Bavaresco, Iasmin Basso Gaio |
Adolescentes na docência de Sociologia: desafios e reflexões | |
Guilherme Poletti da Costa, Janine Bendorovicz Trevisan, Jonathan Henriques do Amaral, Caroline Bertele, Paula Trentin Piacentini |
Contribuições do PIBID e do PARFOR na formação de professores: um olhar para o subprojeto de Pedagogia do IFRS - campus Bento Gonçalves | |
Andriele Rodrigues Barbosa, Edson Carpes Camargo, Lucimara dos Santos, Mateus Borsatto, Marinalva dos Santos, Rosana Novello Maria, Taiane Dorigon |
Pesquisa
Importância da matéria orgânica para o cultivo do morangueiro | |
Jéssica Bellé, Miguel Angelo Sandri, Bruna Fochesatto |
De locutor a sujeito: a escrita de um imigrante haitiano à luz da Enunciação Benvenistiana | |
Julia Sonaglio Pedrassani, Michele Mafessoni de Almeida, Estella Maria Bortoncello Munhoz, Carina Fior Postingher Balzan |
Ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: desafios e perspectivas | |
Aléxia Islabão dos Santos, Carina Fior Postingher Balzan, Júlia Sonaglio Pedrassani, Monique Dias Souza, Leandro Rocha Vieira |
Elaboração de material didático de Língua Portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica | |
Julia Sonaglio Pedrassani, Carina Fior Postingher Balzan, Aléxia Islabão dos Santos, Monique Dias Souza, Leandro Rocha Vieira |
Comportamento Organizacional: produção científica brasileira em teses e dissertações no período de 2000 a 2019 | |
Julia Paese Faccin, Leane Maria Filipetto, Emanuela Marcon Bagnara, Cláudia Soave |
Análise de patentes referente à armadilhas para o monitoramento e controle da mosca-das-frutas | |
Willian Bergonsi, Leonardo Cury da Silva, Alan Fantin, João Eduardo Costa Gomes, Rafael Lauxen Pastório da Silva, Ronaldo Serpa da Rosa, Shana Sabbado Flores |
Neurociência e alfabetização: um material didático para professores | |
Milena Dos Santos Nunes, Gregório Durlo Grisa, Allana Canacar Biscaia |
Gestão na Educação Infantil em tempos de pandemia: quem são as novas diretoras neste cenário? | |
Angela Maria De Toni Bissolotti, Alexsandra Joelma Dalpizol Coelho Zanin |
Neurociência e alfabetização: um instrumento de pesquisa | |
Allana Canacar Biscaia, Gregório Durlo Grisa, Milena dos Santos Nunes |
Modelagem Matemática da radiação solar na superfície terrestre | |
Érica Balbinot, Delair Bavaresco |
Gestão ambiental do estratégico ao operacional: um estudo de caso para prospectar uma viticultura sustentável | |
Allana Cappelli Decarli, Shana Sabbado Flores, Camila Angela Mugnol, Hernanda Tonini, Leonardo Cury da Silva, Soeni Bellé |
Análise do impacto da mosca-das-frutas na fruticultura brasileira | |
Teresa Enderle, Shana Sabbado Flores, Allana Cappelli Decarli, Camila Angela Mugnol, Willian Bergonsi, Regina da Silva Borba, Leonardo Cury da Silva |
Proposta de modelo de negócio 4.0 para monitoramento da mosca-das-frutas | |
Camila Angela Mugnol, Shana Sabbado Flores, Allana Cappelli Decarli, Teresa Enderle, Willian Bergonsi, Leonardo Cury da Silva, Ronaldo Serpa da Rosa |
Alunos imigrantes e refugiados na Educação Básica: a importância de uma formação docente para a Língua de Acolhimento | |
Monique Dias Souza, Carina Fior Postingher Balzan, Aléxia Islabão dos Santos, Júlia Sonaglio Pedrassani, Leandro Rocha Vieira |
Luminária em acrílico sob uma perspectiva da Cultura Maker e Educação STEM | |
Thayná Andrade Barbosa, Diego Eduardo Lieban, Camille Vitória Soares de Oliveira |
Estudo de um modelo com Efeito Allee para uma única espécie com limiar de extinção | |
Thayná Andrade Barbosa, Vagner Weide Rodrigues |
O uso de Inteligência Artificial para identificação de insetos pragas | |
João Eduardo Costa Gomes, Ronaldo Serpa da Rosa, Alan Fantin, Rafael Lauxen Pastório da Silva, Willian Bergonsi, Leonardo Cury da Silva, Shana Sabbado Flores |
Aprimoramento da escrita de redações em português, espanhol e inglês com o sistema de correção por pares e produção textual RevisãoOnline | |
Ana Carolina Barreto Linck, Cleusa Albilia de Almeida, Brenda Leites da Silva, Marcio Bigolin, Aline Santos Oliveira |
Desenvolvimento de Vídeos Tutoriais para Criação de Materiais Pedagógicos para Educação STEM | |
Brenda Luísa Dupont Sauthier, Diego Lieban, Allana Canacar Biscaia |
Jogo Otrio-Desenvolvido digitalmente com o GeoGebra | |
Gabriele Batisti, Diego Eduardo Lieban, Fabian Loti |
Ensaio de parâmetros e softwares para modelagem e impressão 3D | |
Igor Bruno Mantovani, Willian Bergonsi, Ronaldo Serpa da Rosa, Leonardo Cury da Silva, Shana Sabbado Flores |
Relação entre transtornos alimentares e orientação sexual de estudantes do ensino médio | |
João Vitor Borba, Janine Bendorovicz Trevisan |
Extensão
Integrando saberes: a contribuição do discente de Letras em projetos interdisciplinares no Campus Bento Gonçalves | |
Jaqueline Biazus, Carina Fior Postingher Balzan, Lúcia de Moraes Batista |
Contar e encantar: um projeto de mediação literária na rede pública de ensino de Bento Gonçalves | |
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Carina Fior Postingher Balzan, Daize Correa Figueredo, Christian Casanova Klima, Maíra Chanara Ticz, Lilian Carla Molon |
Manual orientativo para elaboração de rotulagem de alimentos e bebidas para Agroindústrias Familiares | |
Emanoele Malinverno, Lucia de Moraes Batista, Karina Rossini, Carina Fior Postingher Balzan |
Os benefícios dos microgreens:da segurança alimentar á hortaterapia | |
Cássia Cagliari, Raquel Margarete Franzen de Avila, Ana Carolina Tregnago, Anike Bavaresco, Luana Vaz da Silva de Souza |
O preconceito racial na juventude e sua influência na formação de crianças e jovens negros | |
Camilla Klein Stein, Luís Fernando da Silva, Bianca Moretto, Sirlei Bortolini |
A extensão no currículo do curso de licenciatura em letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves: vivências na disciplina “estágio supervisionado - projetos de extensão” | |
Christian Casanova Klima, Kleber Eckert, Carina Fior Postingher Balzan |
RDC N°259 e a rotulagem de alimentos: uma análise de conformidades e não conformidades em rótulos de produtos farináceos de agroindústrias do Município de Bento Gonçalves | |
Katia Regina Baldo, Karina Rossini, Patrícia Vrielink, Brenda da Veiga, Vinicius Ornelas Rosa, Daiane de Marco, Lucia de Moraes Batista |
Análise das métricas do perfil no Instagram do Programa de Extensão em Práticas Sensoriais - PEPS | |
Anderson Correa da Silva, Gisele Mion Gugel, Larissa Campagnaro, Liane Jantsch, Bruna Unfer Zuchetto, Giovana Vasconcelos Benincá, Luiza Pieta |
Curso de Ferramentas Tecnológicas para Matemática e Ciências - Um Projeto de Inovação no Ensino | |
Cristian Doring Molon, Delair Bavaresco, Fabian Loti, Raiane Jacqueline Conci, Taís Amanda Giovanella Becker, Thayná Andrade Barbosa |
Realização de lives no Instagram para o compartilhamento de conteúdo técnico sobre vinhos espumantes | |
Larissa Campagnaro, Gisele Mion Gugel, Giovana Vasconcelos Benincá, Liane Jantsch, Bruna Unfer Zuchetto, Anderson Correa da Silva, Luiza Pieta |
Minuto Corona - Uma rede de apoio à sociedade | |
Júlia Oscar Destro, Claudia Giuliano Bica, Carlos Daniel Vieira, Kimberly Bueno, Mariana Arenson Ortolan, Elisângela Hall dos Santos, Rodrigo Sagaz Schütz |
Aproximando agroindústrias à instituição: Dúvidas e acertos na rotulagem de vinhos e espumantes | |
Bruna Eduarda Rossler, Simone Bertazzo Rossato, Deise Neumann, Lúcia de Moraes Batista, Karina Rossini |
Adaptação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual | |
Fabian Loti, Diego Eduardo Lieban, Thayná Andrade Barbosa, Fernanda Zorzi |
Ações do NEABI-BG em tempos de Pandemia | |
Jucenil Leonidas Marques Faria, Sirlei Bortolini |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves
Avenida Osvaldo Aranha, 540, Juventude da Enologia, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-206
https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/secbg/ Telefone: (54) 3455-3209 / 3455-3217