Última alteração: 02-12-2022
Resumo
O estágio dos cursos de licenciatura tem o intuito de inserir o docente em formação em seu futuro ambiente de trabalho, assim como, oportunizar a esse desenvolver metodologias de aprendizagem mais efetivas, junto aos seus professores orientadores e supervisores. Tendo em vista que a participação ativa dos alunos desempenha papel fundamental na aprendizagem dos mesmos, durante a atividade de docência no estágio curricular obrigatório do curso de licenciatura em química, foram desenvolvidas feiras de ciências para turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, onde o principal recurso didático utilizado foi a realização de experimentos químicos e físicos. As feiras foram realizadas em uma escola estadual do Vale do Caí, na qual cada turma foi dividida em duplas, onde pesquisaram um experimento e apresentaram para a turma no final do ano letivo. Além do experimento que foi explicado em aula, foram entregues também trabalhos escritos informando o motivo da escolha do assunto, os ingredientes utilizados, uma breve explicação sobre o experimento e um desenho ilustrativo. Os resultados dessa feira de ciências foram muito positivos, pois além de instigar os alunos à pesquisa, também foi observado que houve um envolvimento maior por parte dos familiares que ajudaram os alunos na construção dos experimentos. Dentre os experimentos que mais se destacaram foram: foguetes a base de reações químicas, vulcões em erupção, pilhas com limões e a reação do permanganato de potássio com glicerina que gera uma pequena combustão. Todos os trabalhos foram bem relevantes, fazendo com que os alunos fossem protagonistas do próprio aprendizado.