Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
O uso de atividade lúdica como recurso didático aplicado durante estágios de Licenciatura em Química
Rita Andriele de Souza Amaral, Márjore Antunes, Janete Werle de Camargo

Última alteração: 31-10-2022

Resumo


A prática de estágio não se restringe apenas a aplicação de teorias estudadas durante a graduação, para além disso é importante entender e ter reflexões sobre ensino e aprendizagem nos diferentes níveis. O presente trabalho busca realizar as ditas reflexões acerca das diferenças encontradas nas práticas em salas de aula realizadas durante os estágios dois e quatro, feitos respectivamente no ensino fundamental e no ensino técnico integrado ao ensino médio. Para tanto, será utilizada como base uma atividade lúdica de perguntas e respostas, onde os alunos estavam dispostos em grupos e competiam entre si respondendo questionamentos sobre os assuntos trabalhados em sala de aula. No ensino fundamental, a atividade foi realizada com uma turma de sexto ano com alunos que tinham idades entre dez e onze anos, idades em que se tem muitas brincadeiras e conversas, o que acaba afetando a atenção e o foco. Isso possivelmente ocorre pois a maturidade e o comprometimento em relação aos estudos ainda não é muito abrangente. Apesar disso, pode-se perceber que durante a atividade houve uma forte união entre os grupos e  vontade de  vencer, o que ajudou para um bom andamento da atividade. Com relação ao ensino médio o que de início se percebe é que a maturidade e o interesse são mais delineados o que facilita na aplicação das atividades como a proposta, porém a turma é mais invasiva e menos unida o que faz com que a atividade perca um pouco o seu sentido já que o objetivo é que os alunos se esforcem para responder as perguntas em conjunto e ganhar o jogo. Contudo pode-se perceber grandes diferenças entre as turmas trabalhadas onde a do ensino fundamental aparenta ter aproveitado melhor a atividade pois houve maior interação e trabalho em equipe.



Palavras-chave


Estágio; Ensino; Aprendizagem.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.