Última alteração: 31-10-2022
Resumo
O presente resumo relata as vivências durante o estágio curricular supervisionado IV, do curso de licenciatura em química realizado nas turmas de terceiro e quarto ano do ensino médio. Nesse contexto, considera-se de grande relevância a realização de aulas diferenciadas, utilizando recursos didáticos, como experimentos, no intuito de despertar nos alunos interesse nas aulas. O ensino da química, tem como essência despertar a motivação dos discentes e instigar a curiosidade. As atividades desenvolvidas envolveram a teoria de Arrhenius com medidas de pH de soluções ácidas e básicas tendo como indicador o extrato de repolho roxo. Foi possível observar o encanto dos discentes quando as substâncias testadas foram mudando de coloração, devido ao seu caráter ácido ou básico. Quando o composto era neutro, não mostrava alteração de cor. Ainda dentro das atividades experimentais, foi escrita uma mensagem num papel branco usando solução de fenolftaleína, na qual foi revelada ao se borrifar solução de soda cáustica. Os conteúdos que envolveram essa reação foram estudados de forma paralela, abordando as funções orgânicas presentes nas substâncias. Foi realizada também a construção de um infográfico sobre as funções orgânicas estudadas, através de uma ferramenta digital, o aplicativo canva. Observou-se que o recurso digital chama a atenção dos alunos, pois eles tornam-se protagonistas do conhecimento de forma interativa. Embora alguns conteúdos sejam considerados complexos, quando são trabalhados de forma lúdica e experimental, nota-se uma facilidade maior por parte dos alunos de construir o conhecimento. A vivência na escola como profissional em formação, com o estágio, permitiu ter um olhar diferenciado sobre os alunos. Penso que, como docente, preciso planejar atividades criativas e diferenciadas, que chamem a atenção dos discentes para o aprendizado da ciência. Ver os olhos dos alunos encantados com as atividades práticas de química, não tem preço.