Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
Experiências de leitura compartilhadas
Julia John Antonio, Catharine Isadora Nonemacher Ledur, Lucas Rodrigues da Silva, Izandra Alves, Viviane Diehl

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


O projeto Experiências de leitura compartilhadas do IFRS, campus Feliz, tem por objetivo planejar, com grupos da comunidade, ações que promovam a leitura tanto em espaços escolares como fora deles. A justificativa se embasa, principalmente, na necessidade de ler e de promover espaços para tal; contudo, não basta apenas a promoção. A mediação é necessária para que ocorra a aproximação efetiva e os resultados sejam satisfatórios. Nesse sentido, as atividades planejadas em reuniões conjuntas entre colaboradores do projeto e grupos envolvidos visam sempre a leitura dos textos na integralidade, porém, de forma agradável e lúdica, sem perder o propósito crítico e questionador que os textos literários despertam. Por isso, as proposições levam em consideração o que Jones Huizinga (2000) chama de círculo mágico como possibilidade de aproximação entre leitores e textos. Trata-se de mediar o encontro com a leveza e ao mesmo tempo a profundidade que a palavra em forma de arte pode desencadear nos leitores. Assim, encontros entre estudantes de diferentes níveis de ensino e redes têm acontecido durante todo o ano oportunizando as trocas de experiências leitoras entre os grupos que leem os mesmos textos e, posteriormente, dialogam e (re) constroem saberes tendo como aliada a arte em suas diferentes dimensões: música, teatro, dança, pintura entre outros. Grupos de idosos e crianças de uma EMEI também dialogam com estudantes de ensino médio a partir de textos poéticos, de narrativas e de canções. Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, no CASE de Caxias do Sul, participam de diferentes oficinas ao longo do ano como forma de suspenderem o tempo e vivenciarem outras possibilidades entre muros. Como resultados, destaca-se a motivação dos participantes na realização dos trabalhos realizados ao final das oficinas, os relatos positivos que fazem oralmente ou por escrito e a confirmação da parceria para os anos seguintes.



Palavras-chave


Leitura; Leitores; Comunidade.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.