Última alteração: 01-11-2022
Resumo
A responsabilidade de educar tem se mostrado cada vez maior para a escola, diante da redução da participação da família na vida escolar dos filhos. A partir do diagnóstico do ambiente em que a escola está inserida, percebe-se que esses contextos familiares decorrem do ambiente econômico-social atual, que implicou no aumento do desemprego e, consequentemente, na diminuição da renda familiar. O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver um Plano Estratégico de Gestão de uma escola municipal de Educação Infantil do Vale do Caí – RS. Para tanto seguiram-se as etapas do processo de administração estratégica, realizando-se inicialmente o diagnóstico externo e interno, a análise das diretrizes organizacionais e, por fim, a formação de estratégias. Como técnicas de coletas de dados foram realizadas a análise do PPP da escola e entrevistas com a equipe escolar e demais funcionários. A partir deste diagnóstico, percebeu-se a redução das contribuições espontâneas e pouca participação dos pais, o que já foi discutido em reuniões sobre a economia local. Para a formulação da estratégia, considera-se que a escola estabelece como missão “oportunizar uma educação de qualidade através do desenvolvimento de atividades lúdicas, desafiadoras, criativas e de valorização das experiências da família e da comunidade com a parceria da escola” (PPP, 2022, p.33). Então propõe-se, portanto, a realização de momentos prazerosos, acolhedores e educativos, estreitando os laços de compromisso e parceria através de ações como: o projeto “Amigos na escola”, a horta comunitária, os encontros bimestrais de amostras, as apresentações e as oficinas envolvendo a comunidade escolar. Dessa forma, através desta pesquisa entende-se a relevância do desenvolvimento do Plano Estratégico de Gestão para fortalecer o processo educativo a ser desenvolvido na instituição de forma democrática e participativa, visando a integração de toda a comunidade escolar.