Apresentações e Autores


Último Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Evento / Modalidade:
 

IV Seminário da rede gaúcha de estudos e pesquisas sobre educação profissional e tecnológica IV Seminário PROFEPT IFRS

Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho
Samuel dos Santos Mota, Andréa Poletto Sonza
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos na pós-graduação brasileira
Luiza da Silva Braido, Marina Ramos de Carvalho do Nascimento, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira
O USO DE TECNOLOGIAS DE REDES ALGORÍTMICAS E O MUNDO DO TRABALHO: CONSIDERAÇÕES INCIAIS PARA A FORMAÇÃO NA EBT
Camila Chiodi Agostini, Diogo Nelson Rovadosky
Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica - EAD: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Luciana Paslauski Knebel, Adão Caron Cambraia
SURDEZ, EDUCAÇÃO DE SURDOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: inclusão e educação bilíngue
Erliandro Felix Silva
Históriacast: Usos e possibilidades no ensino de história
Danilo Sorato Oliveira Moreira, Lilian Lobato do Carmo, Alanna Côrrea do Nascimento, Michele Souza Cruz Dutra
EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE SUBSEQUENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Ray Fran Medeiros Pires, Haroldo de Vasconcelos Bentes
O perfil dos estudantes com deficiência egressos do IFB no mercado de trabalho
RICARDO ALLAN CARVALHO RODRIGUES
TRABALHO PEDAGÓGICO AUTOTRANSFORMADOR: uma experiência em pesquisa na EJA-EPT
Shirley Bernardes Winter, Julia Rodrigues, Priscila Rostirola Ritzel, Mariglei Severo Maraschin
A economia solidária como eixo articulador de um projeto de formação humana integral de trabalhadores
Guilherme Brandt de Oliveira
Identificando os desafios contínuos no processo de ingresso: uma revisão sistemática da literatura sobre a Lei 12.711/2012
Daiana Schons, Renata Porcher Scherer
Projeto Shark Tank TMSI: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos com estudantes de ensino médio integrado
Cheila Graciela Gobbo Bombana, Patrícia Nascimento da Silva, Gabriel Paniz Patzer, Eloi da Rosa Soares
A ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADCIONAL POR SURDOS
Andréia Mendiola Marcon
A diversidade dos sujeitos da EJA EPT
Giselda Mesch Ferreira Silva, Mariglei Severo Maraschin
O currículo integrado na formação dos licenciandos: intervenções no contexto da EPT
Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
As macrotendências na educação ambiental: uma análise bibliográfica no contexto da educação profissional e tecnológica
Marciano Percincula, Vanesssa Pistóia Mariani
Grupo de trabalho em EJA-EPT e gestão na EPT: Uma experiência transformadora
Rosimara Cargnin, Priscila Rostirola Ritzel, Mariglei Severo Maraschin
Estudo comparativo das ementas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Mato Grosso na área de Engenharia Mecânica
MAYARA AUXILIADORA CASTILHO BENITES, ANDRÉ LUIZ AMORIM DA FONSECA
Gestão de riscos nos cursos da área de construção civil do Instituto Federal de Mato Grosso: análise dos projetos pedagógicos de curso.
Jessica Fernanda de Lima Monge
INDÚSTRIA 4.0 E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DE SENTIDOS ATRIBUÍDOS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman
Desenvolvendo habilidades profissionais na modalidade ead: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos no curso técnico em administração
Luciano de Lima Silveira, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko
GESTÃO ESCOLAR NA EPT: o desafio das mudanças tecnológicas
Priscila Rostirola Ritzel
A Educação de Jovens e Adultos e a Política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais?
mareliza fagundes de araujo duarte, mariglei severo maraschin
A Educação de Jovens e Adultos e a Política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais?
mareliza fagundes de araujo duarte, mariglei severo maraschin
GESTÃO ESCOLAR NA EPT: o desafio das mudanças tecnológicas
Priscila Rostirola Ritzel, Rosimara Cargnin, Mariglei Severo Maraschin, Shirley Bernardes Winter
PRODUÇÃO DE PESQUISAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NO IFRS FOMENTADA E REALIZADA COM APOIO DA FAPERGS
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA, Ricardo Batista Job, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Amanda Regina Leite
Material paradidático sobre tecnologias educacionais
Ana Lúcia Pacheco, Wendel Francisco Furtado e Lima, Valéria Bergamini
Encontros nacionais da EJA-EPT (PROEJA) da rede federal: movimentos de defesa, discussões e reflexões
Andra Almeida de Andrade, Mariglei Severo Maraschin, Shirley Bernardes Winter
Tecnologia na formação inicial dos estudantes de pedagogia
Vanessa Dal Castel
PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COM APOIO DO CNPq
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA, Cássia Morás, Gabriela Berguenmaier de Olanda, Marilandi Maria Mascarello Vieira
A Comunicação organizacional em instituições de ensino: Um levantamento no Portal de Periódicos da Capes
Joana Helena Paloschi, Andréia Modrzejewski Zucolotto
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA INSERÇÃO DE MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO
Bruna Fernanda Neves Rauber de Lima, JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Experiências vividas no apoio pedagógico do CTISM e suas potencialidades para o ensino pós-pandemia: pelo olhar da voluntária e da docente em química.
Renata Quevedo Viero, Melina de Azevedo Mello, Mariglei Severo Maraschin
CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO PRESENTES NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS INTEGRADAS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFFAR
Larissa Cruz de Moura, Rozilene Vizzotto, Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Taniamara Vizzotto Chaves
Estudos de comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: panorama quantitativo de trabalhos
Augusto Basso Veber, Andréia Modrzejewski Zucolotto
Acesso, permanência e êxito: sugestões de alternativas institucionais em relação aos discentes dos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim com vínculo ao programa de reabilitação profissional do INSS
Ivan José Suszek, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
Concepções de Currículo Integrado presentes nas Práticas Profissionais Integradas do curso Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio do IFFar
Josué Douglas Chuquel da Silva, Rozilene Vizzotto, Vanessa de Cassia Pistóia Mariani, Taniamara Vizzotto Chaves
A formação dos saberes docentes: promovendo a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado
Fernanda Maurente Machado, Renata Porcher Scherer
LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ: Estudo de caso no Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio
Hélio Leal Barcelos, Adão Caron Cambraia
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos em cursos presenciais do Rio Grande do Sul.
Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
Oficinas Pedagógicas no Câmpus Ibirubá/IFRS.
Talita Luiza de Medeiros Ferro
Letramento literário na leitura e produção de crônicas na EJA-EPT: um relato de experiência
Júlia Rodrigues, Mariglei Severo Maraschin, Vaima Regina Alves Motta, Shirley Bernardes Winter
Os alunos negros no Iffar e a legitimidade das políticas institucionais
Aline Santana Leal, Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? SOB A ÓTICA DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO E NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO
Maria Clailta Machado da Silva
Breve tessitura sobre a formação docente para a educação profissional e tecnológica
DANIELA GONÇALVES OLIVEIRA, Maria Clailta Machado da Silva, Taniamara Vizzotto Chaves
Conhecimento sobre as abelhas nativas sem ferrão: busca de elementos teóricos/metodológicos para o entendimento desse tema no currículo integrado
Evandro Vanderlei Steffen
Os sentidos do Trabalho na Educação Profissional: Um estudo a partir do IFRS
Mário Augusto Correia San Segundo
O estágio curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio e a apropriação de conhecimentos e saberes do mundo do trabalho
Josiana Rita Bazana
Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica - EAD: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Luciana Paslauski Knebel, Adão Caron Cambraia
IFRS - CAMPUS ALVORADA: UM DNA DE LUTA
Adriana Silva Martins, JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
AFINAL, O QUE SÃO AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DA EPT? Subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais a partir da escuta de integrantes dos NAAfs do IFRS, a estrada para confecção de um produto educacional.
Jorge Luiz dos Santos de Souza, Liliane Madruga Prestes
Organização de espaços pedagógicos no curso de edificações: formação integrada nas atividades de laboratório
Ígor Lindemaier Cavalheiro, Adão Caron Cambraia, Ricardo Antônio Rodrigues
A METODOLOGIA DA PESQUISA: um exercício de busca e de análise de produções científicas
Gabriel Porciuncula Nunes, Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior
PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Tecnologias para o Mercado de Trabalho para Jovens e Adultos
Thais Andrea Baldissera, Maria Angélica F. Oliveira, Talita Gonçalves Posser, Tainara De Menezes Facco
A gestão escolar como meio de inclusão de educandos da educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica
Angélica Martins da Silva
DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: trabalho, sociedade e sustentabilidade.
Paola Bianca Signorini, Cláudia Maria Vicentini
Produção de vídeos curtos para divulgação de conteúdos de biologia
Amanda Reis dos Santos
ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EPT
Raquel Folmer Corrêa
Inovação em educação, ensino híbrido e o papel das tecnologias de informação e comunicação
Carollini Gomes Mascarello, Fabiana Diniz Kurtz da Silva
DISLEXIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Contexto e Perspectivas
Adalgiza Ignacio, Andre Luiz Amorim Fonseca
Grupo Malala de direitos humanos
Eduardo Veríssimo Vargas Cortina
Conflitos de gerações nas adaptações ao processo educativo em tempos de pandemia
Cassiano Noimann Leal
BIBLIOTECA SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO: leituras em construção
Idiana Tainara Muller Schneider, Lurdes Mazui, Adão Caron Cambraia, Letícia Brittes, Maria Pansera De Araújo
A Educação de Jovens de Aduldos na perspectiva do currículo integrado como uma política inclusiva, de fato e de direito
Silvia Regina Montagner
A IMPORTÂNCIA DO ESTADO DA ARTE PARA UMA PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA EPT
Ariéli Santos de Oliveira Ivaniski
Autoavaliação da Política de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade na EPT: reflexões sobre o referencial teórico
Margarida Prestes de Souza, Clarice Monteiro Escott, Andrea Poletto Sonza
Permanência e êxito na EPT: Impacto das bolsas de ensino, pesquisa e extensão na trajetória acadêmica dos discentes bolsistas do ensino médio
Janaína Barbosa Ramos, Clarice Monteiro Escott
O PROEJA (EJA/EPT), OS SUJEITOS E AS POSSIBILIDADES: um estudo de caso
Cleonice Iracema Graciano dos Santos
MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NAS NARRATIVAS DOS ALUNOS EVADIDOS
Leda Maria Pereira da Silveira, Andreia Modrzejews Zucolotto
O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Maria Elenir Lima Rodrigues Farias, Cleilton Sampaio de Farias, Maria Eliana Lima Rodrigues
Podcast educacional na EPT: um recurso pedagógico no contexto da transição ao ensino médio
Renan Silveiro Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto
Evasão escolar em um curso técnico à distância: : uma revisão sistemática da literatura: uma revisão sistemática da literatura
Douglas Camargo Carvalho, Patrícia Mendes Calixto
Acesso, permanência e êxito dos estudantes em cursos técnicos subsequentes: análise de estudos anteriores
Lidiane Bittencourt Barroso, Mariglei Severo Maraschin
A FUNÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO NA EPT BRASILEIRA
NIRVAN HOFSTADLER PEIXOTO, JULIANE VANESSA RIPPEL SILVEIRA, Lidiane Bittencourt Barroso
O CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO RIO GRANDE DO SUL: quais sentidos se evidenciam a partir da contrarreforma?
Silvia de Siqueira, Marcos José Andrighetto, Liliana Soares Ferreira
Posso ajudar? cartografando o trabalho humano gamificado em uma comunidade digital de freelancers
Junio César Florentino, Admardo Bonifácio Gomes Júnior
A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Notas a partir da atuação dos NEABIs no IFSul
Marcell Silva, Nei Jairo Fonseca Santos Junior
A PRODUÇÃO DO FEMININO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EPT: A (des) presença de professoras no IFSUL.
Luisa Palma Menezes, Mirian Vargas de Alvarenga, Márcia Helena Sauáuia Guimarães Rostas, Liliana Soares Ferreira
ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EPT
Raquel Folmer Correa, Vicenti Ciotta Lima
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O MUNDO DO TRABALHO: Potencialidades e vivências
Jheiny Carolina Amarante de Souza, Leandro Lampe, Vanessa Dias Espindola, Mariglei Severo Maraschin
“Escolas inteligentes” possibilitando a inovação pedagógica através de práticas de formação continuada no uso de tecnologias de informação e comunicação
Ruhan Pieniz Brandão, Fabiana Diniz Kurtz da Silva
METODOLOGIAS ATIVAS MAIS UTILIZADAS, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: Conceitos e características
Maria Eliana Lima Rodrigues, Cleilton Sampaio de Farias, Maria Elenir Lima Rodrigues Farias
Papel do programa jovem aprendiz na produção das juventudes contemporâneas
Ana Lúcia dos Santos Hamester, Aline Grunewald Nichele
Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: um estudo nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do IFRS
Graziella de Camargo da Costa, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira
SUPERANDO BARREIRAS COMUNICACIONAIS: criação de um glossário em Libras-Língua Portuguesa de termos marxistas
Erliandro Felix Silva, William Veloso Francioni, Andréa Poletto Sonz
Ensino médio integrado à educação profissional: reflexões sobre os estágios supervisionados do IFSul
Luciana Fraga Hoppe, Ana Sara Castaman


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .

Rua Alberto Hoffmann, 285 | Bairro Restinga | CEP: 91791-508 | Porto Alegre/RS

E-mail: [email protected] | Telefone: (51) 3247-8400