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Juventudes e contemporaneidade: perspectivas de integração socioeconômica e mobilidade social dos estudantes de ensino superior no IFRS
Vitor Geovane Santos Nascimento, Diego Monte Blanco (Orientador)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O projeto de pesquisaJuventudes e contemporaneidade: perspectivas de integração socioeconômica e mobilidade social dos estudantes de ensino superior no IFRS se constitui e se caracteriza como um estudo, uma reflexão, que aborda o tema da condição juvenil contemporânea, vivenciada por estudantes do ensino superior na Rede Federal, e suas correlações com a integração e reconhecimento social no âmbito do trabalho e das redes de relacionamento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que visa compreender como os jovens estudantes universitários do IFRS constituem suas perspectivas e expectativas em relação ao seu futuro profissional, mobilidade e reconhecimento social com o ensino superior. O principal objetivo com esse projeto de pesquisa é compreender as percepções e disposições sociais destes estudantes, em uma análise entre contextos, trajetórias e situações juvenis vivenciadas pelos atores. A relevância deste estudo se dá pela análise de um contexto social e geracional que vem se modificando, com o passar das décadas, em diversos setores da nossa sociedade: nas possibilidades de inserção no mundo do trabalho, na educação com cursos superiores, técnicos, e profissionalizantes; e principalmente, no desenvolvimento acelerado dos mundos da tecnologia e informação. Nesse sentido, essas mudanças sociais e tecnológicas abrem oportunidades aos indivíduos de democratização do acesso ao conhecimento e formação profissional em várias esferas, ao mesmo tempo em que geram intempéries de integração social para diferentes grupos e incertezas quanto ao futuro ou resultado de seus esforços no âmbito da educação superior. Os jovens tendem a ser percebidos e retratados como a representação de algo que é novo e como uma fonte importante de futuras transformações sociais em qualquer sociedade (CAMARANO, 2006 p.14). Nesse contexto de inovações, podemos compreender a juventude como um período, ou seja, uma fase dos ciclos da vida composta por experiências complexas e heterogêneas, levando em consideração os diferentes contextos e trajetórias de socialização vivenciadas pelos indivíduos. As potencialidades que os jovens vão adquirindo ao longo de suas vidas, assim como as oportunidades e obstáculos que enfrentam nessa fase, podem influenciar a sua passagem para a vida adulta e consequentemente sua posição social. Algumas dessas barreiras fazem parte dessa fase da vida e outras são em decorrência das mudanças pelas quais uma sociedade é submetida. Um fator que também deve ser acentuado são as características da juventude, que se constituí como uma fase dos ciclos da vida vulnerável em si, pois é o momento em que os indivíduos estão iniciando em seus processos de descobrimento e integração social. Dessa forma, vão constituindo seus próprios valores a respeito da sociedade em que se encontram inseridos e a respeito de sua própria personalidade, o que ocorre muitas vezes em situações de conflito e ruptura. Nessa perspectiva, a juventude se caracteriza por uma fase em que atitudes e escolhas muito sérias devem ser tomadas, porém não necessariamente, essa fase é acompanhada de um amadurecimento psicossocial dos indivíduos, que em muitos casos não dispõe de informações e experiências suficiente para fazer as escolhas que irão determinas seus futuros. Por ser um projeto de pesquisa que está saindo de sua fase de planejamento, ainda não há dados sistematizados e analisados em relação ao nosso objeto de estudo ou conclusões a respeito do mesmo. Em termos metodológicos, o estudo parte de uma revisão bibliográfica sobre o tema “juventudes, educação e trabalho” acompanhado a uma análise de dados de fontes secundárias sobre estudantes do ensino superior no IFRS para compreender suas perspectivas, futuros projetos e realizações que almejam com o ensino superior, buscando investigar as percepções desses jovens em relação ao ensino superior sobre suas possíveis retribuições simbólicas e sociais. O projeto será aplicado e desenvolvido em diversos campi do IFRS.

 

 


Palavras-chave


Juventudes; Contemporaneidade; Mobilidade social

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008

CAMARANO, Ana A. Transições para a vida adulta ou vida adulta em transição? Brasília: IPEA, 2006.
BECK, Ulrich. Sociedade de Risco - Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

 


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