Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Pelas margens: arte + ativismo e/em suas intersecções
Israel Guerreiro Bernardo, Ariane Carvalho Laubin, Sandro Ouriques Cardoso (Orientador)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O programa de extensão Pelas margens: arte+ativismo e/em suas intersecções visa questionar e refletir acerca de uma possível identidade “marginal”, por meio de ações de arte e ativismo, entre os campi do IFRS Restinga e Alvorada. Ressignificando e afirmando a noção de margem e aspectos identitários, propõe lançar questões sobre públicos, lugar e marcadores sociais como vulnerabilidade social, gênero, sexualidade, classe e juventudes, entre outros. O programa tem como objetivos elaborar estratégias e ações artísticas que promovam debates e trocas de experiências e boas práticas entre os campi localizados na região periférica da Grande Porto Alegre, bem como documentar as atividades de modo a difundir as ações. As ações partem de referenciais teóricos iniciais como Stuart Hall, Marilena Chauí, Néstor Garcia Canclini e Guacira Lopes Louro, entre outros, acerca das identidades e atravessamentos sócio-culturais na construção das identidades de sujeitos LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, entre outras identidades dissidentes). Como metodologia, desenvolvendo atividades alusivas ao Dia 17 de Maio: Luta contra a LGBTfobia, Parada da Diversidade do IFRS e Visibilidade Lésbica: Resistências em Tempos de Obscurantismo, as ações do projeto pretendem problematizar a noção de margem discutida até o presente momento, bem como avaliar estratégias e ações visando acessar as intersecções de forma ampliada, abordando também a identidade junto aos marcadores de classe social e raça/etnia. Por fim, como resultados parciais, a realização das atividades do projeto têm promovido efeitos positivos, críticos e reflexivos para a abordagem do conceito de “margem”, bem como para a visibilização e promoção das temáticas de sexualidade e gênero dentro do cotidiano das práticas e ações educativas do Campus Alvorada, oportunizando situações de vivência, troca e estímulo ao protagonismo da identidade de “margem” e de seus agentes, bem como de outros marcadores de diferença, contribuindo assim para a promoção de experiências que visem enfrentar formas de preconceito, discriminação e intolerância que se afirmam culturalmente em nossa sociedade.



Palavras-chave


gênero; sexualidade; Direitos Humanos

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Cultura como Conceito. In:Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução: CarlosAlberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 328p.

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Tradução de Guilherme João deFreitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.144p.

CARDOSO, Sandro Ouriques. Manifestações de Arte enquanto formas de resistência na Perspectiva dosDireitos Culturais. Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Ética e Direitos Humanos naEducação. FACED/UFRGS: 2013. Disponível em:<https://pt.scribd.com/document/225880200/Sandro-Ouriques-Cardoso-Manifestacoes-de-Arte-Enquanto-Formas-de-Resistencia-Na-Perspectiva-Dos-Direitos-Culturais>

CHAUI, Marilena.Cidadania Cultural / O Direito à Cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.52p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pél Pelbart. São Paulo: Ed.34, 1992. 232p.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.