Última alteração: 07-10-2019
Resumo
O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela Capes, vislumbra aproximar as instituições de ensino que atuam na formação de professores com a realidade das escolas públicas municipais ou estaduais, procurando aliar e aprimorar as teorias estudadas no curso formador com a prática docente. Embora esse diálogo esteja posto como uma premissa fundamental na constituição e na criação dos Institutos Federais, pois buscam atender as necessidades de formação educacional e desenvolvimento econômico locais, a participação do IFRS no programa PIBID contribui para a qualificação e aprimoramento desse processo. O projeto institucional vem sendo desenvolvido em dois subprojetos, um multidisciplinar, formado por dois núcleos, envolvendo componentes curriculares de Física, Pedagogia, Biologia, Ciências da Natureza e Letras, e outro subprojeto de componente curricular específico, o de Matemática, formado por três núcleos. Ao todo, são cinco núcleos, envolvendo nove Campi da instituição. No Campus Restinga, atualmente, cinco bolsistas do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol vêm atuando no projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, sob a supervisão do professor de Língua Portuguesa, Marcelo Stoduto. A permanência e o convívio de estudantes de licenciatura na escola propiciam vivenciar e experienciar a prática docente, contribuindo para a construção de uma formação reflexiva e construtiva que ultrapassa a relação teórico-prática. Diante disso, o programa PIBID representa uma fundamental e importante ferramenta reflexiva, participativa e atuante para o processo formador docente, qualificando-o. Desse modo, o principal objetivo do presente projeto é promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura através da inserção destes em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica. Além disso, visa formar docentes capacitados para as exigências da Educação Básica e consequente sentimento de valorização destes, seja pela oportunidade de desenvolver um trabalho diferenciado nas escolas ou pela busca constante da sua formação enquanto pessoa e enquanto profissional da educação, e fortalecer parcerias com as instituições públicas de Educação Básica, buscando a aproximação dos licenciandos com a prática escolar, a atuação dos supervisores como parceiros coformadores e a promoção de discussões teóricas e metodológicas mais atuais entre todos os envolvidos. Para tanto, o projeto teve início com momentos de observação da realidade escolar, envolvendo a atuação profissional dos professores, principalmente da área de língua portuguesa e afins, mas também, a dos alunos. Tais observações foram registradas em relatórios e partilhadas oralmente nas reuniões do grupo, a fim de contribuir na construção do planejamento e desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, o grupo de bolsistas, sob a orientação do professor coordenador de área, se reúne uma vez na semana para partilhar e refletir sobre a atuação docente, mas também para planejar ações e/ou projetos de intervenções na escola onde atuam, onde também estão presentes uma vez na semana, sempre acompanhados e orientados pelo professor supervisor. Assim, no segundo semestre de 2018 o grupo do PIBID Letras do IFRS Restinga, após observação e reflexão da realidade escolar, organizou a decoração de uma sala temática sobre o Harry Potter, com a elaboração de atividades lúdicas; e desenvolveu o projeto da “Mala viajante”, cujo objetivo foi a valorização do livro e da leitura, englobando uma campanha de doação de livros para a biblioteca da escola, a produção e a apresentação de um esquete teatral e a idealização de uma oficina literária. Ao longo deste ano de 2019, além de observar aulas, o grupo de bolsistas auxiliou com pequenas intervenções em sala, estimulando o raciocínio dos alunos e colaborando para seu aprendizado, elaborou e aplicou planos de aula sobre temas como bullying e mito e, atualmente, vem desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre mitologia africana, o qual aborda os gêneros textuais mito e carta, objetivando a valorização da cultura africana e da herança yorubá para nosso país. Uma palestra sobre Mitologia Africana, demonstrando a contribuição latente na construção da identidade brasileira a partir do conhecimento histórico dos povos africanos e seus cultos religiosos, ministrada pelo escritor Alessandro Lisboa Palermo, deu início ao projeto. Esse tema também será abordado nas disciplinas de Ciências e de Artes. Como o projeto ainda está em andamento, ainda não há fatos conclusivos, no entanto, até o presente momento, foi possível identificar que a realidade escolar nem sempre é a mesma, pois existem turmas com maior maturidade, em que se torna mais fácil o entendimento para assuntos como o bullying e preconceito, enquanto em outras o mesmo assunto precisa ser abordado de forma distinta. Também verificou-se que, mesmo havendo planejamento, sempre há imprevistos nas aulas, e nem sempre o bolsista está preparado para todas as questões que são levantadas pelos alunos, sendo extremamente importante o acompanhamento do professor supervisor na escola de atuação. Além disso, observou-se a necessidade constante de repensar estratégias de ensino-aprendizagem e/ou ações planejadas, pois nem sempre funcionam. Uma das ações planejadas não pôde ser realizada, pois verificou-se uma enorme dificuldade quanto à participação dos alunos em oficinas em turnos que não contemplem os horários de aula da escola. Diante disso, considera-se que o programa oferece uma formação ímpar ao aproximar o estudante de licenciatura à realidade das escolas públicas, possibilitando a compreensão do processo de construção do planejamento da aula e de sua aplicação e concretização. Além disso, contribui para o desenvolvimento de maturidade na relação estudante/professor, auxiliando os acadêmicos a encontrarem possíveis soluções para os problemas e desafios educacionais, como o de despertar o interesse do estudante para o aprendizado.
Palavras-chave
Referências
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