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Experiência na prática docente com o projeto PIBID
Rejane Baldez, Viviane Baltazar Rodrigues, Graciele Girelli Ribeiro, Eliane Regina Carre de Oliveira, Viviane Windson Pereira Stepanski, Marcelo Stoduto (Coorientador), Cassiana Grigoletto (Coorientadora), Ana Célia Santos dos Anjos (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo



O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela Capes, vislumbra aproximar as instituições de ensino que atuam na formação de professores com a realidade das escolas públicas municipais ou estaduais, procurando aliar e aprimorar as teorias estudadas no curso formador com a prática docente. Embora esse diálogo esteja posto como uma premissa fundamental na constituição e na criação dos Institutos Federais, pois buscam atender as necessidades de formação educacional e desenvolvimento econômico locais, a participação do IFRS no programa PIBID contribui para a qualificação e aprimoramento desse processo. O projeto institucional vem sendo desenvolvido em dois subprojetos, um multidisciplinar, formado por dois núcleos, envolvendo componentes curriculares de Física, Pedagogia, Biologia, Ciências da Natureza e Letras, e outro subprojeto de componente curricular específico, o de Matemática, formado por três núcleos. Ao todo, são cinco núcleos, envolvendo nove Campi da instituição. No Campus Restinga, atualmente, cinco bolsistas do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol vêm atuando no projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, sob a supervisão do professor de Língua Portuguesa, Marcelo Stoduto. A permanência e o convívio de estudantes de licenciatura na escola propiciam vivenciar e experienciar a prática docente, contribuindo para a construção de uma formação reflexiva e construtiva que ultrapassa a relação teórico-prática. Diante disso, o programa PIBID representa uma fundamental e importante ferramenta reflexiva, participativa e atuante para o processo formador docente, qualificando-o. Desse modo, o principal objetivo do presente projeto é promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura através da inserção destes em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica. Além disso, visa formar docentes capacitados para as exigências da Educação Básica e consequente sentimento de valorização destes, seja pela oportunidade de desenvolver um trabalho diferenciado nas escolas ou pela busca constante da sua formação enquanto pessoa e enquanto profissional da educação, e fortalecer parcerias com as instituições públicas de Educação Básica, buscando a aproximação dos licenciandos com a prática escolar, a atuação dos supervisores como parceiros coformadores e a promoção de discussões teóricas e metodológicas mais atuais entre todos os envolvidos. Para tanto, o projeto teve início com momentos de observação da realidade escolar, envolvendo a atuação profissional dos professores, principalmente da área de língua portuguesa e afins, mas também, a dos alunos. Tais observações foram registradas em relatórios e partilhadas oralmente nas reuniões do grupo, a fim de contribuir na construção do planejamento e desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, o grupo de bolsistas, sob a orientação do professor coordenador de área, se reúne uma vez na semana para partilhar e refletir sobre a atuação docente, mas também para planejar ações e/ou projetos de intervenções na escola onde atuam, onde também estão presentes uma vez na semana, sempre acompanhados e orientados pelo professor supervisor. Assim, no segundo semestre de 2018 o grupo do PIBID Letras do IFRS Restinga, após observação e reflexão da realidade escolar, organizou a decoração de uma sala temática sobre o Harry Potter, com a elaboração de atividades lúdicas; e desenvolveu o projeto da “Mala viajante”, cujo objetivo foi a valorização do livro e da leitura, englobando uma campanha de doação de livros para a biblioteca da escola, a produção e a apresentação de um esquete teatral e a idealização de uma oficina literária. Ao longo deste ano de 2019, além de observar aulas, o grupo de bolsistas auxiliou com pequenas intervenções em sala, estimulando o raciocínio dos alunos e colaborando para seu aprendizado, elaborou e aplicou planos de aula sobre temas como bullying e mito e, atualmente, vem desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre mitologia africana, o qual aborda os gêneros textuais mito e carta, objetivando a valorização da cultura africana e da herança yorubá para nosso país. Uma palestra sobre Mitologia Africana, demonstrando a contribuição latente na construção da identidade brasileira a partir do conhecimento histórico dos povos africanos e seus cultos religiosos, ministrada pelo escritor Alessandro Lisboa Palermo, deu início ao projeto. Esse tema também será abordado nas disciplinas de Ciências e de Artes. Como o projeto ainda está em andamento, ainda não há fatos conclusivos, no entanto, até o presente momento, foi possível identificar que a realidade escolar nem sempre é a mesma, pois existem turmas com maior maturidade, em que  se torna mais fácil o entendimento para assuntos como o bullying e preconceito, enquanto em outras o mesmo assunto precisa ser abordado de forma distinta. Também verificou-se que, mesmo havendo planejamento, sempre há imprevistos nas aulas, e nem sempre o bolsista está preparado para todas as questões que são levantadas pelos alunos, sendo extremamente importante o acompanhamento do professor supervisor na escola de atuação. Além disso, observou-se a necessidade constante de repensar estratégias de ensino-aprendizagem e/ou ações planejadas, pois nem sempre funcionam. Uma das ações planejadas não pôde ser realizada, pois verificou-se uma enorme dificuldade quanto à participação dos alunos em oficinas em turnos que não contemplem os horários de aula da escola. Diante disso, considera-se que o programa oferece uma formação ímpar ao aproximar o estudante de licenciatura à realidade das escolas públicas, possibilitando a compreensão do processo de construção do planejamento da aula e de sua aplicação e concretização. Além disso, contribui para o desenvolvimento de maturidade na relação estudante/professor, auxiliando os acadêmicos a encontrarem possíveis soluções para os problemas e desafios educacionais, como o de despertar o interesse do estudante para o aprendizado.

Palavras-chave


Iniciação docente; Interdisciplinariedade; Ensino-aprendizagem; Português e Literatura; Mitologia Africana

Referências


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