Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Papelão feito a partir de cascas de nozes
Carolina Pimentel Krum, Diana Veiga Marona (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


Esta pesquisa surgiu da problemática que envolve o uso quantitativo de papelão e também seus malefícios, que causam danos principalmente ao meio ambiente. Tendo em vista que o papelão comum demora em média 6 (seis) meses para a degradação e que sua produção vem crescendo cada vez mais, pensamos que seria de interesse comum e indispensável encontrar alguma solução para tal questão problemática. Partindo do pressuposto que o Rio Grande do Sul é, dentre os estados brasileiros, o maior produtor de nozes do tipo pecan, avaliamos estudar alguma forma de unir esses dois pontos em um único projeto para propor uma solução ao problema apresentado. O objetivo desse projeto é aproveitar os resíduos que a produção de nozes deixa para trás, como resíduos orgânicos, tais quais suas cascas, para a produção de um papelão biodegradável. A partir desse material que em grande maioria é descartado, essa pesquisa pretendeu encontrar alguma forma de diminuirmos os problemas com a produção excessiva de papelão e sua demora na decomposição. Foi desenvolvido a partir de testes um papelão feito das cascas da noz pecan, utilizando como metodologia a trituração dessas cascas, formando uma espécie de farinha, misturando esse pó com água e prensando-o em forma para a secagem. Por ora, esse modelo de papelão teve bons resultados e avanços conforme submetido a testes, porém não é uma pesquisa que está concluída. Essa opção mais sustentável, com baixo custo de produção e ecologicamente correta, além de resolver o problema citado, não agride o meio ambiente e poderia ser descartado até mesmo em alguma espécie de horta, para posteriormente servir como adubo. Como resultado parcial registramos que o papelão feito de casca de nozes demora de 20 (vinte) a 30 (trinta) dias para se decompor, e exposto à temperatura ambiente, após o tempo citado acima, o papelão começou a se desmanchar e perder forma. Por não estar em seu estágio final, essa pesquisa ainda será aprimorada com testes cada vez mais científicos. Advindo desses pontos foi observado que esse é um projeto possível e executável, que traz benefícios evidentes ao meio ambiente por ser feito de um material natural, que não agride o meio ambiente e de rápida decomposição. A partir dos resultados desse projeto, poderíamos começar a construir um estado, país, e até um mundo mais sustentável e consciente.


Palavras-chave


papelão; nozes; sustentabilidade; meio ambiente

Referências


RECICLAGEM DE MATERIAIS: SAIBA O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO. Bauru, outubro, 2015. Disponível em: www.usc.edu.br/circulodigital/tempo-de-decomposicao/. Acesso em: 02 setembro 2019.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS LIXOS. Disponível em: www.mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/tempo-decomposicao-lixo.htm. Acesso em: 02 setembro 2019.

Venda de papelão ondulado cresce 4,2% em maio, mostra preliminar da ABPO. Junho, 2019 Disponível em: www.istoe.com.br/venda-de-papelao-ondulado-cresce-42-em-maio-mostra-preliminar-da-abpo/. Acesso em: 02 setembro 2019.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.