Última alteração: 07-10-2019
Resumo
Este trabalho resulta do Startup in School, uma ação realizada no Campus Restinga do IFRS, em parceria com o Programa de Extensão Despertar, a Ideias de Futuro e a Google. Visa apresentar sucintamente o desenvolvimento e resultados da ação, que contou com a participação de grupos de estudantes do ensino médio integrado do campus. Ação visa estimular e desenvolver nos estudantes competências empreendedoras, de trabalho em equipe e de liderança, através de oficinas ofertadas durante três dias. Essas oficinas utilizaram metodologias diversas sobre empreendedorismo, inovação e criatividade. O objetivo do Startup in School, é a criação de uma Startup, que, conforme Ries (2011), “é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza”. Assim, criamos a proposta chamada MapMed: um aplicativo desenvolvido para melhorar o fluxo de pessoas nos hospitais, informação de equipamentos, profissionais e remédios. A ideia visa atender várias demandas da área da saúde. Optamos por essa temática, ampla e desafiadora, pois as pessoas precisam de atendimentos de diversos tipos e cotidianamente passam por situações que poderiam ser melhor administradas através da informação qualificada e se possível, praticamente em tempo real. O aplicativo pretende dar informações sobre certos medicamentos, oferecendo lembretes de horários. No total o MapMed tem 7 abas, além da página inicial e menu, e uma dessas abas é a “perfil” onde o usuário pode adicionar informações como alergias, contatos de pessoas e etc, o que pode ajudar em caso de emergências, e dessa guia outras mais específicas, como a “Histórico Médico” e “Caderneta de Vacinação”. Essas foram pensadas visando um “socorro” melhor, principalmente para pessoas com mais idade. No app temos também a guia “Farmácia” que dará a localização das farmácias mais próximas e o tempo médio para chegar até elas, além de apresentar um catálogo de preços e se tem o remédio solicitado. Para monetizar nossa startup, pensamos em uma loja virtual para comprar remédios sem precisar sair de casa, num estilo do aplicativo Ifood. E não podemos esquecer da nossa aba mais importante, “Hospitais”, nela, tem o hospital mais próximo, informações de rotas, profissionais e equipamentos. Por exemplo: No Hospital da Restinga tem 80 profissionais e está funcionando com 80% dos equipamentos. Também irá calcular a média do tempo de espera do local. Esses dados serão coletados a partir de enquetes feitas no aplicativo com o auxílio da população e funcionários. Tanto a guia farmácia quanto a guia hospitais, têm fóruns, nos quais as pessoas poderão fazer reclamações, perguntas e poderão ser levadas para as abas dos locais pesquisados. O fórum foi pensado na necessidade das pessoas de darem um feedback, de forma mais prática. Outra forma de monetizar nosso app, será criando uma aba para divulgar planos de saúde, no qual a empresa pagaria uma parcela para ser divulgada. Lembrando que mesmo que mesmo os hospitais particulares são mapeados. Também temos um botão de emergência, que pode ser acionado a qualquer momento. Ele acionará serviços de ambulância cadastrados, que estiverem mais próximos, através de localização do celular. Tivemos boa aceitação das pessoas que responderam pesquisa e dos jurados da ação, tanto que nossa proposta foi escolhida para representar a região Sul do país na etapa nacional, na sede da Google em São Paulo. Consideramos esse um ótimo resultado, além da experiência maravilhosa que tivemos de trocas e aprendizagens com diversos profissionais. O trabalho e as vivências foram muito importantes para nós, pois refletimos sobre os problemas da sociedade e criamos uma possível solução para facilitar a vida das pessoas.
Palavras-chave
Referências
RIES, Eric. The Lean Startup. Crown Publishing Group, 2011