Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Cine diversidade: precisamos falar com os homens?
Rodrigo Otavio da silva MAcedo, Caroline Aparecida Roza dos Santos, Northon da Silva Lara, Manuela Finokiet (Coorientadora), Jefferson Martins Telles (Coorientador), Ademilde Irene Petzold Prado (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto de ensino “Cine Diversidade: reflexão e debate sobre questões de gênero, diversidade sexual e diversidade étnico-racial”, no qual são desenvolvidas sessões de exibição de produções audiovisuais que abordam temas relacionados ao  machismo, homofobia e racismo, proporcionando espaços para debates e reflexões sobre os mesmos. Como parte da sociedade, o ambiente escolar possibilita o contato com as diferenças que existem, mas que muitas vezes são invisibilizadas em detrimento de padronizações naturalizadas. Por isso é importante pensar a escola como um espaço de diálogo que permite reflexões e discussões sobre os temas propostos junto com a comunidade escolar. O trabalho aqui proposto consiste na apresentação e análise do documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” com direção e roteiro de Ian Leite e Luiza de Castro; para, a partir dessa análise, refletir sobre alguns aspectos relacionados à masculinidade tóxica, junto aos participantes da oficina. O documentário procura aproximar os homens desse tema tão relevante, com o objetivo de mostrar que a igualdade de gênero impacta a todos e todas e que, portanto, proporciona benefícios à sociedade. Além disso, também aborda como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que se perpetuam no cenário atual. Após a exibição, será aberto espaço para discussão em que os participantes serão provocados à reflexão sobre o assunto tratado no documentário, proporcionando reflexões sobre o quanto e como a padronização da masculinidade afeta nosso convívio em sociedade. Os resultados esperados através da apresentação deste trabalho são: gerar reflexão do público sobre o quanto a masculinidade tóxica afeta a todos e todas. E, também, refletir sobre os padrões de masculinidade impostos pela sociedade  e sobre a invisibilização dos sentimentos masculinos. A oficina será realizada no turno da tarde, com duração de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Será aberta ao público em geral (estudantes, servidores e comunidade externa) sem limite de vagas e necessitará de: espaço adequado para a exibição do documentário (condições de controle da luminosidade e audição), computador com conectividade para caixa de som, caixa de som, datashow, colchonetes (se possível).


Palavras-chave


Produção Áudio Visual; Masculinidade; Igualdade; Gênero

Referências


AUGUSTINHO, Elizabeth. O uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências do curso Proeja. Disponível em <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1057-1.pdf>. Acessado em 30 de mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acessado em 30 de mar. 2018.

BRASIL. Lei 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm>. Acessado em 30 de mar. 2018.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acessado em 30 de mar. 2018.

CAVASIN, Sylvia (org.). Por que discutir gênero na escola? Disponível em            <http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/publicacao_porquediscutirgeneronaescola.pdf>. Acessado em 30 de mar. de 2018.

FABRIS, Eli Terezinha Henn. IV ANPED – SUL. O Cinema Hollywoodiano ensinando como ser Homem e Mulher. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul; ANPED região sul, 2002.

LARRUSCAIN, Ida Ourica dos Santos. O cinema como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem. 2011. Monografia de especialização, UFSM.

ONU mulheres. Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero. Disponível em <http://www.onumulheres.org.br/destaques/precisamosfalarcomoshomens/>. Acessado em 15 de ago. de 2019

VIANA, M.C.V; ROSA, M.; OREY, D. C. O Cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula: um resgate à diversidade cultural. In: Ensino em Re-Vista. V.21, n.1, p. 137-144, jan./jun. 2014.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.