Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Projeto de extensão - lem
Raphaella Nunes Matheus, Vinicius dos Santos Machado, Diana Vega Marona (Orientadora)

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


Devido a grande demanda de atendimentos relacionados às disciplinas de exatas, mais precisamente de matemática, criamos em 2018 o Laboratório de Educação Matemática (LEM) que consiste em um projeto de extensão do IFRS,  campus Restinga. Atualmente nossa equipe é composta por sete alunos e quatro professores. Priorizamos desenvolver atividades lúdicas, divertidas e intuitivas para que todos os níveis de escolaridade possam participar. Dentre as inúmeras atividades que são desenvolvidas no LEM, citamos quatro mais recorrentes: oficinas e monitorias, preparação para Obmep e atividades utilizando softwares. A primeira atividade citada, oficinas, são realizadas pelos alunos e professores de nossa equipe, entre as trocas de turnos para que o maior número de alunos consiga participar. Já as monitorias ocorrem com horários fixos de atendimento para a comunidade interna ou externa, visando ajudar o ensino da matemática e disciplina afins. Também fazemos aulas preparatórias para OBMEP, com atividades que estimulam o raciocínio, assim como provas de OBMEP’s anteriores. As atividades relacionadas ao uso de softwares tem como objetivo ensinar matemática através de programas de computadores, para isto elaboramos roteiros de aprendizagem. Dentro da sala possuímos materiais instrucionais como: jogos conhecidos, jogos construídos pelos estudantes, roteiros de estudos orientados, etc. Além de termos também computadores com softwares matemáticos e livros  diversificados. A equipe do LEM se preocupa com o meio ambiente, por isso a maioria dos jogos construídos são feitos com materiais reciclados como garrafa pets, papel, papelão e jogos antigos inutilizados. Além dos jogos feitos com materiais reciclados, o LEM proporciona materiais adaptados para alunos com necessidades específicas, como por exemplo, alunos com deficiência visual. Este ano, firmamos uma parceria com o InovaLab, que nos auxilia na criação de materiais com o uso da fresa e da impressora 3D. Toda demanda que nos é apresentada para melhoria do processo de ensino e aprendizado desta maravilhosa área de conhecimento, é prontamente atendida por nossa equipe. Como resultados parciais a equipe de matemática do campus percebe além do aumento na qualidade do ensino na área, uma queda na retenção escolar. Ainda enfrentamos dificuldades para inserção da comunidade externa nas atividades do LEM, a próxima etapa é a busca ativa nas redondezas do campus.


Palavras-chave


Projeto; LEM; OBMEP; Matemática

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.