Última alteração: 21-10-2019
Resumo
A descoberta dos elementos químicos foi o ponto de partida para a construção da Tabela Periódica, o que abriu uma janela para o Universo que auxilia-nos a expandir a compreensão do mundo. O desenvolvimento da Tabela é uma das realizações mais significativas da Ciência, com amplas implicações na Química, Física, Biologia, Astronomia e outras áreas do conhecimento. Ela é um recurso que permite os cientistas prever as características e as propriedades da matéria na Terra e no Universo. Diversas áreas tiveram impacto revolucionário a partir das contribuições da mesma (por exemplo, medicina nuclear, estudo de elementos e compostos químicos no espaço e na previsão de novos materiais). Diante de sua suma relevância, nos últimos anos tem-se evidenciadas diversas tentativas de abordagens diferenciadas da tabela periódica e conceitos, na perspectiva de ensinar de uma maneira e que os alunos aprendam melhor e de uma forma prazerosa. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo a construção e aplicação de atividades lúdicas da tabela periódica nos cursos Técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga, em homenagem aos 150 anos de criação da mesma. A diversificação dos recursos e materiais didáticos tais como experimentos, dinâmicas, softwares e jogos estão descrita em documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Curriculares Nacionais (OCN). Foram aplicadas atividades lúdicas, como jogos, tabelas interativas e conteúdo digital nas aulas de química cursos Técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga. Resultados parciais demonstraram que a aplicação dessas atividades em sala de aula contribui significativamente para a motivação da aprendizagem, estimulam o questionamento investigativo e influenciam positivamente para mostrar que conceitos abstratos da tabela periódica podem ser abordados e construídos de maneira lúdica. Observou-se que as atividades auxiliam satisfatoriamente o desenvolvimento de habilidades que envolvem o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Propõe que o ensino deve ser trabalhado em sala de aula de forma mais dinâmica e divertida, mudando o paradigma da aula tradicional e desenvolvendo a capacidade afetiva e as relações interpessoais, permitindo ao aluno colocar-se no ponto de vista do outro, refletindo, assim, sobre os seus próprios pensamentos.