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O lazer em debate na Restinga
Ester Francisca De Almeida Machado, Luiz Gustavo da Luz Rodrigues, Tatiana Teixeira Silveira (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O projeto de ensino O lazer em debate na Restinga oportuniza através de ações teóricas e práticas algumas experiências que envolvem o lazer para os(as) alunos(as) do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga/IFRS e também contempla propostas para outros(as) alunos(as) do Campus. Essas experiências encontram-se pautadas para uma educação para o lazer, nesse caso voltadas à comunidade acadêmica do Campus Restinga e são elaboradas em conjunto com as discussões da componente curricular Projetos e Práticas do Curso Técnico em Lazer e a atuação dos bolsistas de ensino. O projeto objetiva a qualificação profissional dos(as) alunos(as) do Curso de Lazer através da troca de saberes entre profissionais da área, oficinas temáticas que envolvem o lazer e a aplicação e problematização desse conhecimento na componente curricular Projetos e Práticas, além da ampliação de espaços profissionais para a inserção desse técnico. O campo de problematização construído a partir desse projeto de ensino emerge da necessidade de complementar discussões em torno do conceito lazer para os(as) alunos(as) do Curso Técnico em Lazer e para outros estudantes do Campus que necessitam acessar certas informações sobre a constituição do fenômeno lazer, serve também como uma alternativa de educação para esse direito social amplamente negligenciado na atualidade. Pretende também ampliar a presença de espaços setoriais de lazer para a atuação do profissional do curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio, bem como do curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e Lazer do Campus Restinga. É um projeto desenvolvido desde 2017, um ano após a implantação do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio no Campus Restinga e como resultados parciais do ano em curso podemos apontar a realização de visitas técnicas a espaços de gestão artística e cultural, assim como a ação uma noite de recreação no Campus Restinga, que é oferecida para os(as) filhos (as) dos discentes do Campus do turno da noite e outra ação que envolve a participação dos discentes em horários extra curriculares em intervenções sobre dança.

Palavras-chave


lazer; ensino; formação; inserção profissional

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