Portal de Eventos do IFRS, IX Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Programa de ações do Nepgs: educação para a diversidade de gênero e sexualidade
Fernanda Silva da Rosa, Luciane Senna Ferreira (Coorientadora), Maria Luiza Silva Conceição, Elisa Daminelli (Orientadora)

Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O Programa "Educação para a diversidade de gênero e sexualidade (PRO-NEPGS)" busca promover o debate e trazer reflexões sobre os preconceitos de gênero e sexualidade para o meio escolar, tendo em vista a necessidade de haver discussões como essas para melhorar o crescimento social e cidadão da nossa comunidade. Surge da necessidade de intensificar as ações do núcleo e também como forma de melhorar a organização e gerenciamento das atividades. A urgência de realizar ações relacionadas às temáticas centrais do NEPGS é percebida pela necessidade, tanto da comunidade acadêmica como do público externo, de discutir e refletir sobre questões relacionadas à violência, ao assédio e à diversidade, visando ampliar conhecimentos e combater preconceito, intolerância e discriminação. Vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS - Campus Osório, o Programa tem o objetivo de sensibilizar, problematizar e promover a discussão e a reflexão sobre os temas que englobam as demandas do núcleo, como feminismo, machismo, violência contra a mulher, LGBTfobia e demais questões que envolvam gênero e sexualidade, desenvolvendo com os/as participantes das ações, atividades de construção coletiva de conhecimento e empoderamento para o exercício de seus direitos, constitucionalmente assegurados, como forma de fortalecimento de sua cidadania. Para atingir os objetivos propostos, o programa promove uma metodologia diversa: rodas de conversa,  intervenções culturais, cinedebates, grupos de estudos sobre gênero e sexualidade, palestras e atividades de sensibilização - como as campanhas permanentes no mural fixo do Núcleo. Caracterizado como extensão, a promoção destas ações são abertas à comunidade externa. Ao final das ações, realiza-se uma avaliação através de um questionário respondido pelas/os participantes, para verificar quais elementos podem ser aprimorados dentro das atividades, identificando o que é mais pertinente dentro da ação e o que a nossa comunidade vê como importante pontuar e divulgar dentro do campus, bem como avaliam aspectos como a sua participação, o aprendizado, o atendimento às expectativas e sugestões de melhorias. Verificou-se o aumento da aceitação, dentro do campus, sobre discussões que envolvam intolerâncias e preconceitos, principalmente, os sofridos por mulheres e LGBTs, o que tem contribuído para que o núcleo se torne um espaço aberto e confortável para a realização de debates e reflexões, assim como de acolhimento de relatos de alunas/os sobre suas vivências e experiências. Os resultados do Programa, alcançados até o momento, apontam para a importância de ofertar espaços como estes dentro do âmbito escolar, pois contribuem para o crescimento social e humanitário dos sujeitos e para o combate a preconceitos, intolerâncias e violências relacionadas às temáticas de gênero e sexualidade dentro e fora do contexto do IFRS - Osório.



Palavras-chave


Educação; Gênero; Sexualidade

Referências


ARILHA, Margareth; RIDENTI, Sandra G. Unbehaum; MEDRADO, Benedito. Homens e masculinidades: outras palavras. São Paulo: ECOS Editora 34, 1998.


CONNELL, Raewyn. Gênero em termos reais. São Paulo: nVersos, 2016.


LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.


MAYRHOFER, Wolfgang; MEYER, Michael; STEYRER, Johannes. Contextual issues in the study of careers. In: Handbook of career studies. GUNZ, H. P.; PEIPERL, M. SAGE Publications, p. 215-240, 2007.


MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.


SCOTT, Joan. Gênero: uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade, v.20, n.2, julho/ dezembro 1995.



É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.