Última alteração: 04-10-2019
Resumo
A busca por novas ferramentas de auxílio às atividades de ensino e aprendizagem são latentes aos professores dos ensinos fundamentais, médios e superiores em todo Brasil. Muitas discussões levam os agentes de educação a pensar em melhores alternativas de ensino que tragam uma aprendizagem discente mais efetiva. Com o aumento de recursos digitais (softwares, aplicativos, redes web) na vida dos alunos, a introdução de atividades computacionais mostra-se um grande aliado em relação à motivação escolar. Este projeto propõe-se a exploração de softwares e a criação de atividades direcionadas utilizando os softwares matemáticos livres e a melhoria na qualidade da educação matemática em nosso campus, utilizando estas ferramentas virtuais. Além de auxiliar nas atividades normais de sala de aula, este projeto visa melhorar a atenção aos alunos PNEs envolvendo tecnologias que melhorem o desempenho deles durante o ano e auxiliem o professor. As primeiras atividades realizadas foram referentes a familiarização e descrição do aplicativo, utilizando os conteúdos de trigonometria que estavam sendo trabalhados durante o trimestre. Assim, com a orientação dos professores responsáveis, os bolsistas encarregados produziram materiais de auxílio e atividades para a aprendizagem de diferentes conteúdos matemáticos. Estas atividades foram elaboradas correspondendo o conteúdo que estava sendo trabalhado em cada turma. Percebeu-se com a primeira atividade que o conhecimento dos participantes em relação ao software era quase nulo. Dessa maneira, a primeira aplicação do projeto serviu para melhor entendimento das ferramentas. Ao final da atividade, os alunos conseguiram sanar as dúvidas que ainda permaneciam sobre o ciclo trigonométrico e ampliar a visão geométrica do mesmo. A tarefa foi usada como um complemento da matéria vista no trimestre, além de obter um conhecimento a mais sob o software. A segunda proposta realizada foi um minicurso sobre a trigonometria no triângulo retângulo, em que utilizou-se o aplicativo Angle Meter. Após uma breve explicação sobre o conteúdo, foi proposto uma saída de campo para medir algumas construções da instituição. Obteve-se, com essa tarefa, uma visão aplicada dos conteúdos de trigonometria, evoluindo do exercício do papel para algo real. O campus Restinga também disponibiliza laboratórios de informática onde foram aplicadas tais tarefas. O retorno dos alunos foi positivo, pois muitos mostraram maior interesse e cativados na disciplina. Com isso, a avaliação dos alunos nos ajuda na alteração e melhoria do material para um bom rendimento e o uso do mesmo fora do campus, para que outras instituições tenham acesso e possibilitem o avanço da matemática na formação. Ao final, também busca-se gerar um banco de atividades para livre acesso dos professores e alunos do Campus, com intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizado.
Palavras-chave: Matemática; Softwares; Tecnologia; Ensino.
Orientar: Otonio Dutra da Silva.