Tamanho da fonte:
Obmep no Campus Restinga
Última alteração: 04-10-2019
Resumo
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, iniciou a aplicação de provas de matemática em rede nacional, a fim de estimular o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas e identificar jovens talentos incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Hoje a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, é uma realidade que abrange mais de 18 milhões de alunos e cerca de 54498 mil escolas. Nosso Instituto, Campus Restinga, está inserido neste contexto com acadêmicos do ensino médio integrado e Proeja. A prova da OBMEP é dividida em duas fases, a primeira é constituída de uma prova objetiva e a segunda fase de uma prova dissertativa, que abrangem conteúdos matemáticos de forma contextualizada, assim, se torna imprescindível o uso de livros, revistas e computadores. A participação dos estudantes nas provas da OBMEP já é um mecanismo de ensino aprendizagem existente em nosso campus, avaliação que promove inclusão social por meio da difusão do conhecimento. O objetivo deste projeto é oferecer uma preparação para nossos alunos, proporcionando treinamento das técnicas de resolução de problemas. Neste contexto, a equipe de matemática desenvolve oficinas de preparação para os estudantes do nosso Campus, materiais idealizados de forma a aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo, prezando pela diversidade de mecanismos (jogos, exercícios desafiadores, softwares, enigmas, etc). O projeto conta com o Laboratório de Educação Matemática (LEM), espaço destinado a ações de ensino, pesquisa e de extensão, equipado com materiais instrucionais, multimídia, computadores e materiais didáticos para o estudo das questões da prova da OBMEP. Os encontros com os estudantes, reuniões, aulas e oficinas para a primeira e segunda fase ocorrem no LEM. Paralelamente, o projeto conta com o site da OBMEP que oferece diferentes portais com muito material didático como: apostilas, vídeo aula, caderno de exercícios, simulados, material teórico, provas e soluções. Portanto, são utilizadas diferentes metodologias para o desenvolvimento do projeto e com estes recursos os estudantes possuem momentos para resolução das questões previamente selecionadas por meio de materiais instrucionais, visualização de vídeo aulas criadas pelo IMPA e uso jogos didáticos. Vale ressaltar que a aplicação do mesmo projeto em 2018 contribuiu para o aprendizado dos participantes e garantiu a premiação de 7 estudantes do nosso instituto. Os inscritos na avaliação deste ano que realizaram a primeira fase da prova estão demonstrando cada vez mais interesse e satisfação em participar do projeto. Assim, o projeto já incentiva e orienta os alunos a utilizar o material oferecido pela OBMEP, do LEM e os desenvolvidos pelos professores do projeto, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica em nosso Campus.
Palavras-chave
OBMEP; Matemática; Laboratório
Referências
Santos, Gilberto L. ; Soares, Jose F. e Maranhão, Tatiana de P. A.. Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas – OBMEP 2010. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011.
Biondi, Roberta L.; Vasconcellos, Ligia. Avaliando o impacto da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na qualidade da educação”. Artigo publicado na revista Economia, do LACEA, volume 12, número 2, 'Spring 2012', nas páginas 143-170, com título 'Evaluating the Impact of the Brazilian Public School Math Olympics on the Quality of Education”.
Site oficial da Obmep: http://www.obmep.org.br.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.