Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Aplicação para monitoramento do consumo de energia elétrica residencial em tempo real.
Pedro Antônio Borges, Orientador Prof. Me. Carlos Francisco Soares de Souza

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


Introdução


Este trabalho busca desenvolver um servidor web que recebe dados de um medidor de consumo de energia desenvolvido a baixo custo, disponibilizando  aos usuários os dados que serão coletados , com uma forma mais didática e agradável, fugindo do escopo de uma conta de energia impressa, para que consumidor possa acompanhar o seu consumo em tempo real e ter acesso a informações de determinados períodos que desejar para fazer a leitura dos dados de qualquer lugar onde tenha acesso a rede web e de qualquer tipo de dispositivo de comunicação de dados sendo desde um celular, um ou um computador, tendo acesso ainda ao valor que cada equipamento consome de energia, sendo uma ferramenta que possibilita ao consumidor poder optar por uma classe de tarifação que melhor se adapte a seu estilo de consumo, como por exemplo sabendo em quais horários ele consome mais energia, em quais horários os equipamentos estão menos sobrecarregados, quais equipamentos oferecem uma melhor eficiência energética, qual equipamento tem um impacto mais acessível dentro da utilização diária.

Justificativa

A relação demanda consumo de energia elétrica, tem sido cada vez mais voraz com clientes de baixa tensão, onde as tarifações nos horários mais relevantes da família tem sido foco de grande consumo, em decorrência do aumento do poder aquisitivo, da evolução da tecnologia com equipamentos mais versáteis, e de acesso a uma maior parcela da população, o que aumentou o consumo de energia em clientes de baixa tensão, o que demonstra um aumento considerável no consumo e tarifação de energia elétrica residencial.

Objetivo

Possibilitar às pessoas conhecerem e monitorarem, em tempo real, o consumo de seus equipamentos eletroeletrônicos residenciais, a fim de identificar situações de risco, aumento indesejado e, ainda, possibilitar o gerenciamento do consumo energético residencial.

 

Metodologia

No desenvolvimento deste trabalho, foi estudado o estado da arte e trabalhos relacionados para que se tivesse relevância a sua elaboração, contudo, foi proposto se desenvolver um dispositivo com que fosse capaz de gerar dados de medição de energia e disponibilizar para um servidor web onde pudesse disponibilizar aos consumidores o real consumo dos seus equipamentos eletroeletrônicos em tempo real e de qualquer dispositivo que seja capaz de poder se conectar e ler dados deste serviço.


Resultados Parciais

Até o presente momento, no atual estágio do desenvolvimento, o dispositivo que realiza a medição do consumo de energia elétrica e comunicação em tempo real com um servidor para armazenamento dos dados, já está construído e se comunicando com o web service através do protocolo HTTP, com requisição de GET, para credenciais de rede e POST para envio dos dados gerados pelo dispositivo, estando com a comunicação funcional, estamos em desenvolvimento de melhorias na comunicação do web service com um banco de dados com tecnologia de conexão em tempo real, com o estudo de protocolos utilizados no conceito de IoT, para que torne este trabalho mais dinâmico e com capacidade de implementação de funcionalidades no futuro.

Considerações Finais

Notoriamente podemos evidenciar a relevância deste trabalho principalmente no impacto financeiro em famílias que tem uma consciência em sua responsabilidade na relação demanda e consumo de energia elétrica, podendo ser utilizada como ferramenta na reeducação de utilização de energia, na opção pela troca de equipamentos de melhor eficiência energética e até mesmo pela realização de investimento em ser uma unidade micro geradora de consumo residencial, o que está em plena expansão nas comunidades e cidades brasileiras.

Referências Bibliográficas

ANDREOLI, A. L.Controlador de demanda e fator de Potência de baixo custo para unidades consumidoras de energia elétrica.Bauru, São Paulo.: DIVISÃO TÉCNICA DEBIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO UNESP., 2005.

ANEEL.ANEEL, ANEEL, 2016. Acessível em:http://www.aneel.gov.br/baixa-tensao- itens/-/assetpublisher/e2INtBH4EC4e/content/o−que−e−tari f a−branca−/654800? inheritRedirect=f alseredirect=htt p.Acessoem: 06 2018.

CARVALHO, R. P.Cloudpowersave - Sistema de monitoramento remoto de energ iaelétrica baseado em tecnologias cloud e mobile. 2013. 63p. Tese (Doutorado em Ciência daComputação) — UFRJ, Rio de Janeiro.

CEEE.CEEE: valores e consumo de serviços, Tarifas e custos dos serviços, 2017. Acessívelem:http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Archives/Upload/TarifasB−2017−1226152.pd f.Acessoem: 06 2018.

CEMIG.Cemig: valores e consumo de serviços, 2018. Disponível em:http://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Paginas/valoresdetari f aeservicos.as px.Acessoem:Junho2018.

ELETRICA, P. análise em energia.Medidor de inspeção de campo, Preditiva análise emenergia eletrica, 2018. Acessível em: http://preditiva.eco.br/tecnologia.php Acesso em:08 2018.ELETRICA, P. nacional de conservação de energia.

ROVERE, R. L. D.Protótipo de um sistema inteligente de monitoramento de consumo deenergia elétrica de uma residência. 2017. 61p. Tese (Doutorado em Ciência da Computação)— Universidade de São Paulo, São Carlos-SP.

TP-LINK.Kasa Smart Wi-Fi Plug with Energy Monitoring HS 110, Kasa Smart Wi-FiPlug with Energy Monitoring, 2018. Acessívelem:https://www.tp- link.com/us/products/details/cat-5516HS110.htmlAcessoem: 06 2018.

WEB, A.IoT Gateway Ethernet / MQTT - Converter, Adf web, 2017. Acessívelem:http://www.adfweb.com/Home/products/EthernetMQT T.as p?f rom pg=nav281locphy=1001686k001=bdg−k2=protocoloAcessoem: 08 2018.

 


Palavras-chave


Medidor de energia, servidor web, eletricidade, consumo de energia.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.