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PROJETO HIGIENE E SAÚDE, NA EMEF SAINT’HILAIRE: DA INVESTIGAÇÃO À PRÁTICA
João Augusto Ferreira Dias, Gabryel dos Santos Pacheco, Marco Antônio Neves da Silva, Teresinha Mateus de Oliveira, Kethlen Duarte de Souza, Luã Cardoso de Souza, Iandara Dallmann Bueno, Pedro Heinrick Novakoski Rosenau, Júlia de Lima Guedes, Lucas Fabiano de Lima, Gabrielle Duarte de Souza, Bianca Rodrigues Gonçalves, Natali Pacheco Oliveira, Nathalia Pacheco Oliveira, Adrieli Silva de Oliveira, Kahuany Monteiro Rosa, Vittória Pacheco da Cruz, Jaqueline Gomes Nunes Waszak

Última alteração: 30-08-2018

Resumo


A contaminação do corpo humano, por microorganismos nocivos, como algumas bactérias e fungos, pode ocorrer de diferentes formas, sendo os hábitos de higiene pessoal e do ambiente, métodos essenciais para a prevenção de determinadas doenças. Tais hábitos, como a lavagem correta das mãos, auxiliam na promoção da saúde e devem ser realizados com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes das refeições. No entanto, é possível observar que os alunos da escola, ainda apresentam dificuldades em inserir essas ações em seu cotidiano, e quando o fazem não contam com um procedimento adequado, como por exemplo o uso do sabonete, que não é disponibilizado nos banheiros da escola. Partindo da importância da higiene e da necessidade de trabalhar essas questões com todos os alunos, o presente projeto surge como uma iniciativa do grupo de estudantes do Projeto “Cientificando”, que constitui o Currículo Complementar de Iniciação Cientifica, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint’Hilaire, com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre fatores de risco associados aos microorganismos causadores de doenças e sobre cuidados com a higiene pessoal. Desse modo, a partir da atitude investigativa, os estudantes do projeto buscaram compreender as principais dificuldades de higiene que os alunos menores, do jardim ao 4º ano do ensino fundamental, apresentam em relação aos cuidados com seu corpo. Para isso, o projeto de pesquisa contou com o estudo detalhado sobre a higiene e sua relação com a transmissão de doenças, utilizando pesquisa bibliográfica e experimentação; a elaboração de entrevistas, realizadas com professores e funcionários, para identificar as principais dificuldades das  crianças com relação à higiene pessoal e a aplicação de um questionário, inicialmente com as turmas de 4º ano, a fim de identificar os locais/objetos da escola, que eles acreditavam existir maior concentração e diversidade de microorganismos. A partir dessa etapa, os alunos participantes do projeto aprenderam como analisar e sistematizar os dados da pesquisa com representações gráficas, promovendo debates e reflexões e identificando como resultado das entrevistas com professores e funcionários, que a principal dificuldade das crianças diz respeito ao mau hábito de lavagem das mãos. Além disso, com os questionários, aplicados com os estudantes de quatro turmas de 4º ano, foi possível mapear os locais/objetos em que esses alunos acreditam ter maior contaminação por microorganismos, tendo destaque o banheiro e objetos manipulados com frequência, como por exemplo, o lápis, o corrimão e a maçaneta das portas. Com base nesses resultados, os alunos pesquisadores elaboraram estratégias didáticas a serem aplicadas com os alunos menores, do jardim ao 4º ano, a fim de contribuir para a melhoria dos hábitos de higiene no espaço escolar e promoção da saúde para toda a comunidade escolar. A primeira etapa da sequência didática diz respeito ao conhecimento e identificação de bactérias e fungos microscópicos, presentes nos espaços/objetos, provenientes dos questionários de cada uma das turmas participantes. Os alunos pesquisadores, se organizaram em grupos de monitores e receberam os alunos do 4º ano no laboratório de Ciências para realização de experimentos de culturas de microorganismos para visualização dos mesmos em colônias. Além disso, ainda estão previstas como ações da sequência didática, a visualização dos microorganismos no microscópio, roda de conversas com os alunos pequenos, construção de jogos, dinâmicas sobre a lavagem correta das mão, exibição de filmes, divulgação de cartazes e panfletos informativos em toda a escola e a fabricação de sabonetes com óleo de cozinha usado, a serem disponibilizados nos banheiros, para potencializar a lavagem de mãos de todos que frequentam esses espaços.


Palavras-chave


Higiene pessoal; Lavagem de mãos; Saúde.

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