Última alteração: 18-09-2018
Resumo
A pedagogia enquanto ciência que estuda a educação, objetiva a formação de profissionais pautados no desenvolvimento da formação humana. Uma das atuações da pedagogia é pautada na área empresarial, onde o pedagogo desenvolve projetos sociais, culturais, educacionais, dentro de instituições no qual trabalha, visando à melhoria da atuação de seus profissionais. O profissional da pedagogia empresarial como instrumento da educação surge para promover a reconstrução dos conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe, etc., buscando estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e apropriação dos conhecimentos (ESPÍNDOLA, 2018). A autora ainda afirma que a esse profissional cabe também o compartilhamento de técnicas de levantamento de necessidades, elaboração e programas de treinamento. Baseado nos princípios da pedagogia empresarial, e com os atuais e crescentes índices de desemprego (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 2018), resultando em milhares de pessoas sem ocupação nos mais diversos estados do país, surge à ideia do Projeto “Capacitar”, o qual consiste na instrumentalização de pessoas desempregadas para aprenderem novas atividades e alcançarem uma renda, a partir da execução de um circuito de minicursos que envolverá a formação voltada para a produção e comercialização de panetones e biscoitos caseiros e de cosméticos artesanais, sabonetes e hidratantes. O projeto, que está sendo desenvolvido como atividade avaliativa da disciplina “Gestão de Projetos” do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da FG Faculdades (Porto Alegre/RS), foi idealizado por três alunas do segundo semestre do Curso. A disciplina tem por objetivos reconhecer conceitos, tipos e áreas de conhecimento de projetos, aprofundando os estudos sobre o gerenciamento de projetos e a integração de pessoas, mostrando a importância dos processos de um projeto organizacional (CARVALHO, 2012; GOZZI, 2016). A avaliação, por sua vez, consiste em planejar e executar um evento ou ação social, mediante os preceitos internacionais de gerenciamento de projetos. O que oportuniza ao grupo de trabalho, dessa forma, articular ensino-pesquisa-extensão, promovendo um espaço para produção, acumulação e disseminação de conhecimentos tanto sobre projetos, quanto sobre a pedagogia empresarial – foco deste projeto. O objetivo deste resumo é mostrar os resultados parciais do Projeto Capacitar. Que atualmente está em fase de planejamento, sendo organizado pelas suas três idealizadoras, contando com apoio de outros 15 apoiadores. Como se trata de um circuito de minicursos, envolve alguns encontros que ocorrerão em sete quartas-feiras, cada qual com quatro horas de duração em que será tratado um tema diferente importante para o objetivo do Projeto – os cursistas serão certificados. O circuito foi estruturado em cinco aulas, de cunho teórico-prático, envolvendo conteúdos de administração, vendas, informática, fotografia, mediação de problemas e solução de conflitos, prática de produção de panetones e biscoitos caseiros, sabonetes e hidratantes artesanais e dois encontros para produção do material e encerramento do Projeto. Prevê-se que seu encerramento envolva um evento no qual os cursistas irão aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos para vender seus produtos. Espera-se que ao após a conclusão do Projeto Capacitar, o participante esteja capacitado a produzir, administrar, divulgar e vender seus produtos. A ação social ora proposta conta com apoio da FG Faculdades e de outros patrocinadores, que contribuirão com insumos, materiais didáticos, certificados, entre outras necessidades para a execução do Projeto. Durante a realização dos minicursos, é importante acompanhar quali e quantitativamente seus resultados para que esses possam ser analisados e apresentados. Para isso, entende-se que o melhor instrumento seria a observação participante (VERGARA, 2007). A realização desse Projeto, vinculado ao ensino universitário, vem possibilitando o maior contato entre os diversos saberes e troca de experiências, em especial conectando as possibilidades de pesquisa e de extensão junto à comunidade, tríade importante para as instituições de ensino superior, ao mesmo tempo em que desafia alimenta de informações, conhecimentos, experiências diversas, ideias e faz (re)avaliar o fazer cotidiano, educando as proponentes desse Projeto como alunas, como futuras professoras e como seres humanos. Com isso, o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma mútua, na relação de uns com outros num contexto social (VYGOTSKY, 1984, 2000). Como professoras em formação, percebemos que a profissão docente deve promover ações de estímulo ao aprendizado dos educandos, instigando-os a pesquisar, serem criativos e mobilizar seus conhecimentos e de forma associada com outros alunos, pois o processo de aprendizagem é sempre produto de trocas e de ações coletivas e colaborativas, embora o processo se dê no âmbito individual. Da mesma forma, deve o educador respeitar os saberes e interesses dos educandos adquiridos em sua história, estimulando-os a sua superação através do exercício da curiosidade - sentimento norteador de todo o processo de criação do Projeto e dos minicursos que o dão vida. Pode-se considerar que o planejamento do Projeto Capacitar vem se desenvolvendo de forma positiva, desde seu início apenas com a pesquisa de assunto, elaboração da proposta, até a realização das aulas e contato com os participantes. Mattos (2009), parafraseando Freire (2001), afirma que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino; a isso pode-se acrescentar o fato de que não existe ensino superior sem pensar na extensão necessária com a comunidade que o cerca (BOAVENTURA, 2018). E é disso que se trata este resumo, esse Projeto, desenvolver ações que envolvam mais do que ensino, envolvam interesses, curiosidade, pesquisa, extensão e todo um mundo de possibilidades que rodeia a formação universitária.
Referências bibliográficas:
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Desemprego Deve Aumentar no Brasil. Disponível em http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2018/07/26/interna_brasil,758418/desemprego-deve-aumentar-no-brasil.shtml>. Acesso em jun-2018.
SANTOS, B. de S. Boaventura de Sousa Santos Destrincha o Assédio Neoliberal às Universidades. Reportagem de Javier Lorca. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/579979-boaventura-de-sousa-santos-destrincha-o-assedio-neoliberal-as-universidades>. Acesso em: jun-2018.
CARVALHO, F. C. A de. Gestão de projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
ESPÍNDOLA, Rafaela. A importância de um profissional de pedagogia empresarial. 2018. Disponível em < https://www.edools.com/pedagogia-empresarial/ > Acesso em 05/08/2018.
GOZZI, M. P. (Organizador). Gestão de projetos I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
MATTOS, Elenir Maria Andreoll; CASTANHA, André Paulo. A Importância Da Pesquisa Escolar Para A Construção Do Conhecimento Do Aluno No Ensino Fundamental. 2009.
PMI (Project Management Institute). Um Guia do Conhecimetno em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newton Square (Pensilvânia): Project Management Institute, 2017.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
________________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.