Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Oficina de Chimarrão
Adriana Xavier Morales Chiapin, Andreia Soares Dorneles, Estefani Michels, Evelise Cristine Lima da Silva, Henrique Duarte Mendes, Daniel Costa Carvalho, Juliete Peixoto Mendes, Fabiane Moura Fagundes, Cíntia Mussi Alvim Stocchero

Última alteração: 05-10-2018

Resumo


Introdução

A oficina de chimarrão terá como proposta demonstrar a arte do chimarrão e contar a história da erva mate, além de repassar aos participantes métodos de preparo da bebida, esclarecimento e dúvidas sobre o uso da erva mate, cuias, bombas e a temperatura adequada da água. Sendo o chimarrão uma bebida adotada por um número significativo de pessoas, ressaltar essa tradição e valorizar nossa cultura e nossos hábitos é de extrema importância; o intuito é despertar também de forma lúdica o gosto por esse hábito, que é tomar o chimarrão.

Justificativa

A principal motivação para a realização dessa oficina será repassar a história cultural dessa bebida que é rica em vitaminas e também alertar sobre os males que seu excesso ou preparo com água muito quente pode causar. Erva mate ou ILEXPARAQUARIENSIS como é conhecida cientificamente, é uma planta com várias propriedades medicinais. Busca-se refletir sobre o uso partilhado dessa bebida em nosso cotidiano, tendo como centro a busca de novas amizades, a socialização entre as pessoas, como cada um impõe um pouco de si ao tomar e ao fazer o chimarrão.

Objetivos

O objetivo dessa oficina é resgatar as tradições gaúchas, valorizando nossas raízes, oferecendo aos participantes um conhecimento sobre o tema. Uma roda de chimarrão proporciona troca de idéias, descontração e aproximação entre as pessoas.

Metodologia

A escolha do tema deu-se em sala de aula, onde formamos um grupo de oito integrantes. Em nossas manhãs o chimarrão tem sido nosso companheiro, tornando o ambiente mais harmonioso, saudável e com ar de familiar. Cada componente do grupo trará sua colaboração para que a oficina obtenha sucesso. A oficina será dividida em dois momentos: iniciará com a história da erva mate, do chimarrão e seus 10 mandamentos e o segundo momento será a preparação da bebida pelos participantes, maneiras de arrumar a erva na cuia para que juntos possamos apreciar e desfrutar da tradicional roda de chimarrão, que é um meio de socialização tradicional e amigável do povo gaúcho. Para a oficina poderemos ter no mínimo 5 participantes e no máximo 10 participantes. Os  matérias necessários serão térmicas, cuias e bombas de modelos diversificados e manuais explicativos. Será necessária uma sala de preferência próxima a um banheiro, para que se faça a higiene dos materiais utilizados, mesas e cadeiras.


Palavras-chave


Cultura; Tradição; Chimarrão

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.