Última alteração: 05-10-2018
Resumo
Introdução
A oficina de chimarrão terá como proposta demonstrar a arte do chimarrão e contar a história da erva mate, além de repassar aos participantes métodos de preparo da bebida, esclarecimento e dúvidas sobre o uso da erva mate, cuias, bombas e a temperatura adequada da água. Sendo o chimarrão uma bebida adotada por um número significativo de pessoas, ressaltar essa tradição e valorizar nossa cultura e nossos hábitos é de extrema importância; o intuito é despertar também de forma lúdica o gosto por esse hábito, que é tomar o chimarrão.
Justificativa
A principal motivação para a realização dessa oficina será repassar a história cultural dessa bebida que é rica em vitaminas e também alertar sobre os males que seu excesso ou preparo com água muito quente pode causar. Erva mate ou ILEXPARAQUARIENSIS como é conhecida cientificamente, é uma planta com várias propriedades medicinais. Busca-se refletir sobre o uso partilhado dessa bebida em nosso cotidiano, tendo como centro a busca de novas amizades, a socialização entre as pessoas, como cada um impõe um pouco de si ao tomar e ao fazer o chimarrão.
Objetivos
O objetivo dessa oficina é resgatar as tradições gaúchas, valorizando nossas raízes, oferecendo aos participantes um conhecimento sobre o tema. Uma roda de chimarrão proporciona troca de idéias, descontração e aproximação entre as pessoas.
Metodologia
A escolha do tema deu-se em sala de aula, onde formamos um grupo de oito integrantes. Em nossas manhãs o chimarrão tem sido nosso companheiro, tornando o ambiente mais harmonioso, saudável e com ar de familiar. Cada componente do grupo trará sua colaboração para que a oficina obtenha sucesso. A oficina será dividida em dois momentos: iniciará com a história da erva mate, do chimarrão e seus 10 mandamentos e o segundo momento será a preparação da bebida pelos participantes, maneiras de arrumar a erva na cuia para que juntos possamos apreciar e desfrutar da tradicional roda de chimarrão, que é um meio de socialização tradicional e amigável do povo gaúcho. Para a oficina poderemos ter no mínimo 5 participantes e no máximo 10 participantes. Os matérias necessários serão térmicas, cuias e bombas de modelos diversificados e manuais explicativos. Será necessária uma sala de preferência próxima a um banheiro, para que se faça a higiene dos materiais utilizados, mesas e cadeiras.