Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Relembrar e brincar
Antonio Onerio Kretzmann, Bruna Eduarda Frasca Santana, Carol Martins Lessa, Karine Silva dos Sntos, Leonardo Pereira Oliveira, Rafael de Araujo Ribeiro, Mirelle Barcos Nunes

Última alteração: 04-10-2018

Resumo


A oficina relembrar e brincar será para resgatar as brincadeiras e jogos antigos, jogos como 5 marias, biboque, amarelinha e bambolê. Estas que estão sendo esquecidas em meio às tecnologias atuais, sendo substituídas por jogos eletrônicos de celulares, consoles e computadores. Nosso objetivo será trazer a memória das crianças e jovens tais brincadeiras, relatando a história dos brinquedos e com uma oficina de desenvolvimento dos jogos e realização dos brinquedos, com matérias recicláveis (garrafas pets, entre outros materiais). Para realizar essa oficina precisaríamos de uma sala do instituto, para a capacidade de o mínimo de 12 participantes e no máximo 30.

Introdução: A oficina Relembrar e brincar, será uma demonstração desses jogos e brincadeiras que já foram mais populares entre as crianças e jovens e uma oficina pratica para os interessados a aprender a produzir os brinquedos com matérias recicláveis.

Justificativa: Nos dias de hoje as pessoas, principalmente os jovens, estão muito ligadas às tecnologias que nem sempre desenvolvem suas habilidades motoras.

Objetivos: A oficina tem o intuito de fazer com que os participantes socializem e desenvolvam algumas habilidades simples, como atenção, concentração, interação com outros participantes tudo através dos jogos antigos.

Metodologia: Faremos uma oficina pratica com os jogos e brincadeiras antigas (5 marias, bilboquê, bambolê e amarelinha), será realizada com matérias de reciclagem, onde demonstraremos e ensinaremos a fazer os brinquedos e como jogar, para realizar a oficina precisaremos de uma sala com a capacidade de 30 pessoas no máximo, a oficina terá a participação mínima de 12 pessoas e máxima de 30, A duração da oficina será de no mínimo 50 minutos e máximo de 90 minutos. Os materiais utilizados serão de reciclagem, (garrafa pet, copos de requeijão, pistola de cola quente, barras de cola quente, chave de fenda, barbantes, tampinhas, bambolês, parafusos e etc).


 


Palavras-chave


Jogos antigos; Reciclagem; Lazer.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.