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Intervenções no processo de escrita: compreendendo enunciados
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Victória Moraes Ramos, Gabriela Fontana Abs da Cruz

Última alteração: 13-09-2018

Resumo


Este trabalho consiste em propor intervenções pedagógicas no processo de escrita de textos de estudantes de Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Restinga, tendo como ponto de partida as dificuldades relativas à compreensão leitora de enunciados que compõem as propostas de produção textual. Tanto a leitura quanto a escrita são hábitos que contribuem de forma positiva em diversas situações na vida do estudante. No entanto, conforme pesquisas internacionais e nacionais demonstraram, o índice dos brasileiros no que diz respeito à proficiência de compreensão das atividades propostas se mostrou abaixo do esperado, o que acaba sendo uma justificativa para a realização desse projeto. Os objetivos são: investigar a compreensão leitora de estudantes de Ensino Médio e sua relação com sua produção textual; elaborar sequências didáticas que auxiliem no desenvolvimento e no aprimoramento da compreensão leitora de enunciados de estudantes do campus; e implementar as sequências didáticas elaboradas e analisar os resultados da intervenção. Para o cumprimento dos objetivos, foram feitas pesquisas bibliográficas e leituras de textos teóricos acerca do tema por parte dos bolsistas, visando construir uma fundamentação sólida antes de partir para aplicação das atividades. Tendo em mente os dados dos estudos que pesquisaram, os bolsistas, baseando-se também nas matrizes de referência do SAEB e do PISA, desenvolveram uma forma de classificação dos exercícios. De acordo com o texto e o que o enunciado pedia, organizaram os critérios avaliativos escolhidos em seis níveis, que partiam das atividades de fácil compreensão (nível 1) às atividades de difícil compreensão (nível 6). Após isso, foi realizada a análise de livros didáticos para a recolha de tarefas de compreensão leitora e de produção textual que pudessem ser utilizadas na elaboração de sequências didáticas de intervenção. As tarefas foram selecionadas, algumas modificadas para se obter um melhor aproveitamento do texto, e separadas em sequências com auxílio dos níveis de classificação. Esses blocos de atividades se destinam aos atendimentos a estudantes com dificuldades de compreensão leitora do Ensino Médio Integrado do Campus Restinga. Os encontros estão sendo ministrados pelos bolsistas com agendamento de data e horário, geralmente a cada semana. As atividades preparadas seguem um modelo composto pela pré-leitura, leitura e pós-leitura, e, a partir das aplicações, está sendo possível coletar dados referentes às habilidades e às dificuldades de compreensão que os estudantes têm ao ler o texto e os enunciados. Esses dados estão sendo de suma importância para que se possa fazer um direcionamento mais preciso das atividades a serem trabalhadas com os estudantes do Campus de acordo com o que cada um mais necessita.


Palavras-chave


Leitura; Enunciados; Compreensão.

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