Portal de Eventos do IFRS, VIII Mostra Científica

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática no Campus Restinga
Naylane Salete Buffon, Diana Vega Marona

Última alteração: 30-08-2018

Resumo


A Monitoria de Matemática é um projeto de ensino que visa levar aos alunos do ensino médio técnico integrado um espaço para tirarem suas dúvidas com relação a assuntos trabalhados na sala de aula e que, por algum motivo, não ficaram satisfatoriamente claros e dominados. Trabalhando em conjunto com o projeto de extensão “Criação e Implementação do Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga”, a Monitoria de Matemática surgiu da necessidade sentida pelos alunos e professores que, muitas vezes, não podem tratar cada assunto em particular com os alunos em dificuldade, por questões como, por exemplo, falta de tempo, possibilitando assim um novo espaço, fora da sala de aula, onde os alunos podem tirar suas dúvidas e treinar seus conhecimentos, melhorando seu desempenho e preparação para as aulas e avaliações, dentro ou fora do campus. O objetivo do projeto, portanto, é auxiliar os alunos, para que possam tirar suas dúvidas e fixar os conteúdos apresentados nas aulas. Utilizando o espaço do Laboratório de Educação Matemática (LEM) do Campus Restinga,  entregue no início do ano letivo de 2018, o projeto de Monitoria conta com diversas ferramentas para auxiliar os estudantes no estudo da matemática, tais como livros, jogos manipulativos (muitos deles desenvolvidos pela equipe do laboratório), softwares matemáticos instalados nos dois computadores disponíveis, assim como materiais de uso comum, como lápis, borracha e papel. A partir da busca dos estudantes, as dúvidas são sanadas pelo monitor, que combina seus conhecimentos na área com os materiais disponíveis no LEM. Quanto aos resultados parciais, é visto que o LEM ainda é pouco utilizado pelos estudantes que possuem alguma dificuldade na disciplina de matemática, e por isso poucas monitorias foram realizadas até o momento. Entretanto, os alunos que procuraram o espaço relataram uma experiência satisfatória no laboratório, tanto a respeito da qualidade do ambiente quanto à qualidade do atendimento dado pelo bolsista. Apesar de ainda pouco procurado e utilizado (tanto por conta da falta de divulgação como da falta de interesse), é certo que o projeto de Monitoria, bem como o do LEM, é um grande bem à comunidade escolar e que, com mais tempo e uma melhor divulgação pelos canais de comunicação disponíveis, ajudará cada vez mais estudantes, possibilitando uma melhora no ensino e na aprendizagem de matemática.


Palavras-chave


matemática

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.