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Criação e Implementação do Laboratório de Educação Matemática no Campus Restinga
Filipe Frazzon Arend, Amanda Anacleto Amaro, Vitória Helena Ruperte Gonzalez, Diana Vega Marona

Última alteração: 30-08-2018

Resumo


O projeto de extensão Criação e Implementação do Laboratório de Educação Matemática no Campus Restinga almeja, no decorrer do ano letivo de 2018, tornar utilizável e acessível aos estudantes do IFRS - Campus Restinga e comunidade externa o espaço destinado a este fim, entregue no início das atividades docentes do mesmo ano. O LEM surge em meio a constante busca por melhorias na qualidade do ensino-aprendizagem de matemática na instituição, sendo descrito por estudiosos da área como um espaço fundamental para a concretização dessas melhorias. O Laboratório, portanto, visa ser um local no qual os utilizadores dispõem de diferentes ferramentas essenciais na aprendizagem da matemática, contando com uma equipe de bolsistas focada no auxílio aos estudantes e ofertando oficinas mensais ministradas por professores do Campus, abrangendo diversos assuntos e conteúdos. Para se tornar um espaço facilitador do ensino da matemática, o Laboratório conta, hoje, com 140 exemplares de 36 jogos distintos, mais de 130 exemplares de livros de matemática, 2 computadores de mesa com conexão à internet e mais de 10 softwares matemáticos instalados, materiais básicos de uso comum em abundância (como lápis, borracha, folhas de ofício, entre outros), cartazes informativos, materiais manipulativos (como sólidos geométricos e ciclos trigonométricos), além de mesas, cadeiras e um quadro branco. Além disso, está sendo desenvolvido um sistema online do LEM, um website no qual os estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus poderão realizar desafios matemáticos, computar suas pontuações e competir entre si por melhores posições no ranking, criado com o propósito de estimular os alunos a estudar matemática de uma forma mais lúdica e simples. O Laboratório vem sendo utilizado com frequência pelos estudantes do Campus, que gradativamente passam a conhecer melhor os objetivos e facilidades do LEM, apropriando-se do espaço que é destinado a eles e utilizando-se das muitas ferramentas disponíveis para a aprendizagem da matemática. Desde maio do presente ano, duas oficinas têm sido ofertadas mensalmente pelo projeto, voltadas para tanto à comunidade interna quanto à externa. Entretanto, ainda há um longo caminho a percorrer para o espaço se tornar realmente habitual aos estudantes, um local consolidado como o espaço da matemática no Campus. Assim, a divulgação do LEM, em específico, necessita uma maior atenção. Os canais de divulgação, como e-mail e redes sociais (já existentes), serão utilizados de forma mais ampla. Espera-se que cada vez mais os estudantes utilizem o espaço que foi criado pensando neles, e que, através dos amplos recursos disponibilizados pelo Laboratório de Educação Matemática, as falhas do ensino-aprendizagem de matemática na instituição sejam consertadas.

Palavras-chave


matemática

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