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IFMUNDI: Produzindo conhecimento e promovendo debates
Cediane Luz da Silva, Lidiani Luz Da silva, Katula ROSA TRESSOLDI, Inaiê Buhler Marques, WAGNER GUIMARÃES Da Silva

Última alteração: 04-10-2018

Resumo


A oficina será baseada no projeto de ensino “IF MUNDI: produzindo conhecimento e promovendo debates no IFRS - campus Osório”, que consiste em ações de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), através da simulação de um Fórum com temática “Rodeio: Tradição ou exploração animal?”, a partir desse tema que transita em diferentes escalas, têm como foco as questões humanitárias, por isso além do conteúdo a ser debatido, os direitos humanos serão discutidos de forma transversal aos demais assuntos abordados.

Partindo da ideia de que o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo leva os seres humanos a desenvolverem habilidades de leitura da realidade e reflexão sobre os rumos da sociedade, a oficina objetiva desenvolver tópicos debatidos tradicionalmente nas aulas de Ciências Humanas, levando ao participante um conflito real para resolução, respeitando ideias que por vezes não são suas, a fim de solucionar o conflito de sua instituição. A partir da simulação de situações de conflito, enseja-se que ao se pôr no lugar do outro o sujeito possa ser capaz de respeitar as individualidades e ao mesmo tempo respeitar as diversidades. Nesse sentido, para além da “sala de aula”, esta oficina  buscará fortalecer relações de ensino-aprendizagem que se constroem a partir do estudo e aprofundamento da temática proposta.

O principal objetivo será fomentar o respeito à diversidade e o reconhecimento dos direitos humanos, levar ao participante um problema próximo e real que necessita de solução, e essa deve acontecer após muito debate e respeito a posições contrárias, já que os participantes não irão defender sua ideia e opinião, o obrigando a estudar e pesquisar a ideia do outro, desconstruindo preconceitos e gerando integração

A oficina se dará da seguinte maneira, serão distribuídas cartas  aos participantes, na qual estará contido seu posicionamento durante a simulação,visto que eles seguiram a orientação da carta durante toda a simulação sem levar em consideração sua opinião e posicionamento sobre o assunto, serão ofertados também guias de estudo para que os participantes tenham uma base didática para embasar seus argumentos, haverá também uma mesa moderadora composta pelos bolsistas, responsável por conduzir o debate e as votações, ao final da simulação os participantes terão de redigir um documento, contendo o que for acordado durantes os debates, que deve ser votado e aprovado pela maioria dos participantes.

Para que oficina ocorra será necessário uma sala de aula, com projetor, para que os rascunhos de resolução deles sejam projetos a todos, necessitando de um mínimo de 10 participantes e máximo de 20, para que todos tenham voz durante a simulação. Todo o material utilizado pelos participantes será ofertado por nós, como guia de estudos, bloco de anotações e afins. Preferivél que a oficina ocorra no turno da tarde, com duração de três horas e meia.

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Palavras-chave


Simulação; Direitos humanos; Debates

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