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Educare: Investigando a efetividade do uso de objetos de aprendizagem em cursos preparatórios para processos seletivos.
Cássia Luisa Ferreira, Carolina Sampaio Botelho, Calebe Micael Conceição

Última alteração: 31-10-2017

Resumo


O presente projeto de pesquisa visa investigar a efetividade do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) em cursos preparatórios para processos seletivos, tendo como estudo de caso o processo seletivo de ingresso para os cursos técnicos integrados de nível médio do IFSUL Charqueadas. O uso das tecnologias de informação e comunicação permite aprimorar a construção e aplicação desses recursos,tornando-os ainda mais atrativos e universalizando o acesso aos OAs. A combinação desses instrumentos pode ser de particular relevância nos cursos preparatórios para processos seletivos, devido à faixa etária tipicamente restrita dos candidatos (12 a 14 anos), pelo objetivo claro do aprendizado do conteúdo – visando aprovação –, pelos tópicos bem delimitados, pelo método de avaliação objetivo, dentre outras características. Para isso, o estudo será realizado tomando-se como referência a disciplina de língua portuguesa e o conteúdo programático exigido na prova de seleção. Para isso, propõe-se a criação de um sistema de informação voltado para alunos do Emancipa Charqueadas, um curso preparatório popular de iniciativa e ofertado pelos estudantes do próprio campus. O sistema disponibilizará simulados com questões de provas antigas, e para um subgrupo de candidatos selecionados ao acaso, também disponibilizará OAs versando sobre os conteúdos de Língua Portuguesa. As atividades dos usuário serão monitoradas, e o resultado obtido nos simulados e na prova de seleção serão comparados e utilizados para avaliar o método. Planeja-se desenvolver o projeto em quatro etapas principais. A primeira contempla a seleção/desenvolvimento de OAs adequados a cada um dos tópicos do conteúdo programático da disciplina de língua portuguesa. A segunda consiste no desenvolvimento do sistema que irá disponibilizar os OAs e os simulados para acesso dos alunos voluntários. A terceira etapa consiste na coleta, compilação e avaliação dos dados de aplicação da técnica. A quarta e última etapa consiste na finalização do sistema implementado e disponibilização para uso público, escrita de relatórios e publicação de resultados. Espera-se com isso obter uma avaliação precisa quanto à efetividade do uso de OAs, uma vez que a natureza do ambiente de aplicação favorece as medições realizadas. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento da aplicação, e acredita-se que, indiretamente, sua aplicação contribuirá também para uma melhor qualificação do candidato ingressante.


Palavras-chave


Educação; Aprendizagem; Ferramenta

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