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Os caminhos de aprendizagem de um Coletivo Autônomo de Sociologia
Carolina Viola Dias de Araújo, Gabriel Broxete Guimarães, Graziele Ramos Schweig

Última alteração: 30-10-2017

Resumo


O Coletivo Autônomo de Sociologia (CAS) foi criado em Abril de 2016, por demanda dos estudantes do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de ampliar o tempo de debate que relaciona as Ciências Sociais com assuntos da atualidade que permeiam o cotidiano. Além disso, o projeto também construiu como seus objetivos: proporcionar a troca de ideias entre estudantes de diferentes cursos, servidores e comunidade externa; e criar um espaço que contribua com a construção do protagonismo, autonomia e pensamento crítico dos participantes. A metodologia de trabalho foi construída coletivamente, sendo cada encontro semanal organizado por um membro diferente do grupo, o qual escolhe o tema que será discutido e o local onde o mesmo acontecerá, podendo trazer textos, recursos audiovisuais e atividades práticas para a condução do debate. Desde sua fundação, até hoje, foram realizados mais de cinquenta encontros sobre diferentes temas. Já passaram pelo CAS mais de 70 pessoas. Em 2017, o CAS manteve sua metodologia básica e teve algumas mudanças como a realização de mais encontros com dinâmicas elaboradas e propostas pelos participantes, além de uma presença maior de convidados externos. Foi estabelecida uma parceria com o Instituto de Psicologia Social Pichon Revière a partir da ida de estudantes para realizar uma oficina na instituição, bem como a vinda dos integrantes do Instituto ao campus Restinga – ambas as atividades proporcionaram uma intensa troca de conhecimentos. Neste ano o projeto conta com a ajuda de dois bolsistas que são encarregados de tarefas constantes, como continuar e atualizar a página do Facebook, fazer tabelas com as chamadas semanais, divulgação do coletivo, escrita de relatos e desenvolvimento de um blog. Além disso, foi confeccionado um mural no campus para divulgação e expressão de ideias. Também neste ano iniciamos o subprojeto CineCAS, que consiste na exibição de curtas seguidos de debates organizados pelos integrantes do grupo, englobando temas diversos da sociedade. O envolvimento dos participantes no CAS tem gerado inúmeros avanços no desenvolvimento do pensamento crítico e no maior protagonismo no dia-a-dia. Como resultado do projeto, acaba ocorrendo uma inversão do modelo tradicional de aprendizagem da sala de aula, no qual há um currículo pré-definido e o professor é quem escolhe os conteúdos a serem ensinados. No CAS, tanto os temas quanto a metodologia de trabalho são definidos no debate por todos os participantes, os quais são em sua maioria estudantes do Ensino Médio Integrado. Além disso, em recente atividade de avaliação, a maioria dos integrantes afirmaram que nos encontros eles sentem que podem ser eles mesmos e que não precisam ter o medo de se exporem, pois sabem que não serão criticados. O CAS também acabou criando um importante local de encontro e socialização de alunos de cursos e etapas diferentes, servidores e comunidade externa.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Coletivo; Protagonismo estudantil

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