Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

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Hablando - espanhol para negócios
Thalya Pereira Augustinho da Silva, Milene Araújo Vitorino, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 27-10-2017

Resumo


O Projeto de Extensão Hablando-Espanhol para negócios trata-se de uma ação que visa oportunizar formação básica inicial em Língua Estrangeira/Espanhol, para atender às demandas do comércio local, tendo em vista que o estado do Rio Grande do Sul situa-se rodeado por países cuja língua oficial é o Espanhol e o litoral norte do estado recebe, principalmente durante o verão, turistas argentinos e uruguaios que buscam momentos de laser no litoral. O projeto tem como objetivo possibilitar aos profissionais e demais envolvidos no ramo de bares, hotéis e outros estabelecimentos, uma boa comunicação com turistas estrangeiros, conhecimento da língua e da cultura espanhola, formação em língua estrangeira/espanhol, assim como o desenvolvimento de habilidades comerciais decorrentes da inserção dos envolvidos no processo de aquisição de uma segunda língua. A partir de estratégias dinâmicas diversificadas, com o objetivo de proporcionar a integralização de uma formação básica inicial o projeto busca sanar uma demanda local recorrente da presença de turistas na região, contribuindo para a formação de profissionais e possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades comunicativas, o que, de certa forma, é um diferencial para o público-alvo desse projeto. As ações são desenvolvidas a partir de catorze encontros semanais, nas quais são realizadas propostas inovadoras de ensino-aprendizagem, vinculando o ensino de língua estrangeira ao conhecimento da diversidade cultural. O projeto tem o intuito de propiciar uma formação integral aos profissionais inseridos nas áreas comerciais, pois o conhecimento de línguas estrangeiras promove o desenvolvimento profissional e, consequentemente, empresarial. O Projeto realiza capacitação em atendimento ao turista, oportunizando contato com vocabulário específico relativo às práticas comerciais e colaborando com o aprimoramento das múltiplas habilidades dos participantes, tendo em vista o contato com leitura, escrita, audição e oralização em espanhol . A procura durante as inscrições foi superior ao número de vagas ofertadas, demonstrando a necessidade formativa do comércio local. Além disso, os participantes vêm interagindo e aprendendo com as aulas híbridas, ou seja, aulas tecnológicas e dinâmicas intercaladas com as aulas tradicionais, fazendo os participantes  se sentirem mais a vontade e aprendendo de modo eficaz. Os resultados das ações são observados a partir das contribuições, curiosidades e relatos de experiências vividas pelos participantes durante as aulas. De modo geral, as ações contribuem para o desenvolvimento de comércios ativos, através da formação de profissionais habilitados para atender ao público turista, atraindo uma boa imagem aos estabelecimentos e ocasionando a permanência do comércio no litoral norte e região.


Palavras-chave


turismo; comércio; língua estrangeira

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