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Desigualdade de gênero em ações de marketing das casas noturnas do Vale dos Sinos: um estudo sobre a percepção de mulheres e o processo de auto-empoderamento feminino
Flávia Gabriela Fraga Silva, Mariana Bragischi Silva, Veronica Pasqualin Machado

Última alteração: 31-10-2017

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de identificar a percepção de mulheres a respeito de ações de marketing que oferecem descontos e promoções para o público feminino como forma de atrair o público masculino para festas em casas noturnas da região do Vale dos Sinos. A razão do desenvolvimento da pesquisa se dá pelo interesse em problematizar a desigualdade de gênero percebida nas ações de marketing presentes nas referidas festas. Essas ações não só utilizam a objetificação da mulher como uma estratégia de marketing, mas também infringem o Art. 5º da Constituição Federativa do Brasil. Ambos são exemplos de desrespeito aos Direitos Humanos. Neste trabalho, entende-se a percepção de mulheres como o conjunto de impressões e concepções que pode ser verificado por meio do estudo e análise de questionários e/ou entrevistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória. Além disso, conta-se com uma pesquisa bibliográfica para a construção de conceitos e definições trazidos a este trabalho. Para a coleta de dados, será utilizada da técnica do grupo focal com aplicação de entrevistas semi estruturadas. Quanto aos sujeitos de pesquisa, serão escolhidas mulheres, de faixa etária entre 18 a 30 anos, frequentadoras de casas noturnas da região do Vale dos Sinos que oferecem descontos promocionais para mulheres. A análise de dados será feita a partir de análise de conteúdo. Por fim, será realizada uma discussão de resultados com base no referencial teórico proveniente da pesquisa bibliográfica. Os resultados parciais feitos até o momento por meio da realização de um questionário piloto, aplicado de forma presencial e online, no primeiro semestre deste ano permitem afirmar que, apesar de reconhecerem as ações de marketing como uma prática machista e desigualitária, as mulheres ainda frequentam as festas noturnas. O argumento mais utilizado para defender o acesso às festas foi o baixo valor dos ingressos. Em síntese, pode-se indicar que há um processo de auto-empoderamento feminino em andamento.


Palavras-chave


Auto-empoderamento feminino; Desigualdade de gênero; Mulheres

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