Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência de iniciação à docência de bolsistas do PIBID com estudantes de uma escola pública no norte do Rio Grande do Sul.
Ana Paula Vogel, Silvio Concolato Junior, Élinton Wojeiechowski, Jeonice Werle Techio, Leidiane Cecconello

Última alteração: 05-11-2021

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita aos acadêmicos do curso Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão, uma qualificação na formação inicial de professores, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. O objetivo deste trabalho é relatar as vivências e atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID na Escola Estadual Ensino Fundamental Bandeirantes do município de Sertão- RS. Os bolsistas experienciaram a iniciação à docência, de dezembro de 2020 a outubro de 2021, com os estudantes do 8º ano na disciplina de Ciências e Projeto de Vida. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma online pela plataforma Google Meet com o uso de  diferentes ferramentas digitais. Foram realizados dois jogos utilizando o Quizizz, uma nuvem de palavras no Mentimeter, um mural e coluna interativa no Padlet, um quadro colaborativo no Jamboard e o uso de um aplicativo digital 3D. Além disso, foram estudadas diferentes metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), no qual foi desenvolvido um projeto com os estudantes com o tema “Gravidez na Adolescência”. A utilização das ferramentas digitais aliadas a diferentes metodologias, contribuíram de forma considerável no aprendizado dos estudantes, tornando as atividades mais dinâmicas e lúdicas. Isso motivou novas posturas dos professores em exercício, que passaram a desenvolver outras metodologias de ensino, tornando o processo de ensino aprendizagem dos estudantes mais significativos. Assim, todas as atividades foram enriquecedoras tanto a formação dos futuros docentes como dos estudantes da escola participante que de forma remota tiveram de se desafiar durante seu aprendizado.

Palavras-chave


Formação inicial de professores; Licenciatura em Ciências Biológicas; Metodologias Ativas.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.