Portal de Eventos do IFRS, VII - Sertão Aplicado e VII MOEPEX - Campus Sertão

Tamanho da fonte: 
Ações Educativas sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social
Laryssa Mattias Ferreira, Gabriele Albuquerque Silva, Elenice Maria Lui, Júlia Presotto Pedron, Pedro Ernesto de Oliveira Piccinini, Gabriela Mota Tibola

Última alteração: 16-12-2021

Resumo


O projeto propõe o desenvolvimento de ações e atividades sobre educação especial e inclusão social. Alinha-se ao trabalho desenvolvido pelos Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e a Política de Ações Afirmativas do IFRS. A inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD) na sociedade se mostra um direito essencial, que promove a cidadania e o desenvolvimento de todos(as).

Realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social, no intuito de interação, sensibilização e produção de conhecimento acerca da educação especial e dos direitos das pessoas com necessidades educacionais específicas.

Dentre as ações encontram-se a difusão de informações, ideias, conceitos, história, entre outras, de forma construtiva e dialógica com alunos e professores, para que possamos contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com atitudes que visam à inclusão social e educacional. Considerando-se as limitações geradas a partir da pandemia de covid-19 que ainda leva o IFRS a adotar atividades remotas, as ações desenvolvidas ocorrem de forma online, utilizando-se de redes sociais, em especial o Instagram, e produção de materiais audiovisuais.

O desenvolvimento de materiais voltados para levar conhecimento e reflexões acerca de temas como acessibilidade, inclusão social, diversidade e empatia têm divulgado cada vez mais a importância da inclusão da população PCD, em especial no âmbito da educação. Os bolsistas e a equipe do projeto também têm colaborado com o planejamento do 2º Circuito Diversifica, evento de palestras online transmitidas pelo YouTube, em especial voltada para educadores da região.

Apesar das limitações, o projeto tem sido de grande importância, considerando o grande impacto que a questão da pandemia teve também para a população PCD e suas trajetórias educacionais e sociais que já eram rodeadas de vulnerabilidades diversas causadas por processos de exclusão.



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.