Última alteração: 16-12-2021
Resumo
O projeto propõe o desenvolvimento de ações e atividades sobre educação especial e inclusão social. Alinha-se ao trabalho desenvolvido pelos Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e a Política de Ações Afirmativas do IFRS. A inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD) na sociedade se mostra um direito essencial, que promove a cidadania e o desenvolvimento de todos(as).
Realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social, no intuito de interação, sensibilização e produção de conhecimento acerca da educação especial e dos direitos das pessoas com necessidades educacionais específicas.
Dentre as ações encontram-se a difusão de informações, ideias, conceitos, história, entre outras, de forma construtiva e dialógica com alunos e professores, para que possamos contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com atitudes que visam à inclusão social e educacional. Considerando-se as limitações geradas a partir da pandemia de covid-19 que ainda leva o IFRS a adotar atividades remotas, as ações desenvolvidas ocorrem de forma online, utilizando-se de redes sociais, em especial o Instagram, e produção de materiais audiovisuais.
O desenvolvimento de materiais voltados para levar conhecimento e reflexões acerca de temas como acessibilidade, inclusão social, diversidade e empatia têm divulgado cada vez mais a importância da inclusão da população PCD, em especial no âmbito da educação. Os bolsistas e a equipe do projeto também têm colaborado com o planejamento do 2º Circuito Diversifica, evento de palestras online transmitidas pelo YouTube, em especial voltada para educadores da região.
Apesar das limitações, o projeto tem sido de grande importância, considerando o grande impacto que a questão da pandemia teve também para a população PCD e suas trajetórias educacionais e sociais que já eram rodeadas de vulnerabilidades diversas causadas por processos de exclusão.