Última alteração: 03-11-2021
Resumo
O PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência visa aprimorar a formação inicial de professores, possibilitando que os licenciandos integrantes do programa se familiarizem com o ambiente escolar desde o primeiro ano da graduação. O objetivo deste trabalho visa apresentar um relato de experiências de atividades de iniciação à docência de duas bolsistas do PIBID do subnúcleo de Biologia do IFRS Campus Sertão. Todas as atividades desenvolvidas foram realizadas por webconferências pelo Google Meet, de novembro de 2020 a outubro de 2021. Foram realizadas atividades de iniciação à docência com os estudantes do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes (Sertão-RS), sendo aplicadas na forma de jogos no aplicativo Kahoot e um questionário dinâmico. Foi desenvolvido uma Aprendizagem Baseado em Projetos, com a mesma turma, com o tema “Água”. Isso objetivava conscientizar os estudantes sobre o consumo excessivo, maneiras de reutilizar e o conhecimento sobre a rede de tratamento de água da cidade de Sertão- RS. Foram realizados estudos sobre as ferramentas digitais como Coggle, Escola Digital, Edmodo e Quizlet, também metodologias ativas como sala de aula invertida e Aprendizagem baseada na resolução de problemas, as quais visavam colaborar para nosso aprendizado e facilitar as atividades aplicadas em sala de aula com os estudantes, proporcionando um momento de diversão e conhecimento. Ainda, elaboramos resumos expandidos e participamos de eventos da área. A realização de todas as atividades como bolsista do Pibid foi de extrema importância para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, visto que no mesmo podemos ter contato com os estudantes em sala de aula. Ficamos felizes em poder fazer parte deste grupo de aprendizado que tanto contribui para a nossa formação acadêmica.