Políticas de Avaliação
Política de Avaliação dos Trabalhos
Os trabalhos submetidos ao 3º Seminário de Pós-graduação serão analisados em duas etapas:
A primeira etapa consiste na homologação e será realizada pela Comissão Organizadora do evento, de acordo com o Art. 18 do Regulamento.
A segunda etapa consiste na avaliação dos trabalhos homologados. Estes serão encaminhados aos avaliadores ad hoc, de acordo com a Área de Conhecimento do CNPq. A Comissão Organizadora designará um avaliador por trabalho em um processo de avaliação sem a identificação dos autores.
O conteúdo do trabalho será avaliado de acordo com os critérios de avaliação, com atribuição de nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada item avaliado. A nota final será obtida pela média aritmética simples das notas individuais de cada item.
O avaliador atribuirá ao trabalho uma das recomendações abaixo:
Aceitar submissão;
Alterações necessárias.
Em caso de alterações necessárias, o autor deverá realizá-las no prazo de 7 dias, conforme estabelecido no Regulamento. Caso não realize as alterações no prazo determinado, o trabalho será desclassificado.
A Comissão Organizadora realizará a classificação dos trabalhos em ordem decrescente, de acordo com a nota final da avaliação, para fins de definição dos trabalhos aprovados para participação no evento.
Critérios de avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios e escala de notas abaixo especificados:
Estrutura e clareza do resumo em conformidade com as Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho
1. Observação das normas da língua portuguesa.
2. Relevância e atualidade do tema
3. Introdução/Justificativa/Qualidade da argumentação.
4. Objetivos.
5. Metodologia.
6. Resultados obtidos.
7. Conclusões/considerações finais e contribuições.
Escala de notas:
0: Não atende o item.
1 a 5: Insatisfatório: Atende insatisfatoriamente o item. Apresenta DESCRIÇÃO INCOMPLETA e NÃO PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
6 e 7: Satisfatório: Atende parcialmente o item. Apresenta DESCRIÇÃO INCOMPLETA, mas PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
8 e 9: Bom: Atende o item. Apresenta DESCRIÇÃO COMPLETA e PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
10: Excelente: Atende plenamente o item. Apresenta DESCRIÇÃO COMPLETA e está PERFEITAMENTE ARTICULADO com os demais itens avaliados.
Clareza da apresentação, postura e adequação de linguagem (peso 2)
Domínio do conteúdo apresentado (peso 2)
Coerência entre o tema, o(s) objetivo(s) e justificativa(s) da pesquisa (peso 1)
Relevância, originalidade e aplicabilidade da pesquisa (peso 1)
Descrição da metodologia de forma clara e adequada quanto ao(s) método(s) de pesquisa utilizado(s) (peso 1)
Síntese dos resultados (parciais/finais) e perspectivas futuras coerentes com os objetivos propostos (peso 2)
Distribuição adequada do conteúdo ao tempo disponível para apresentação (peso 1)
Regulamento
A Comissão Organizadora da I MOSTRA INTEGRADA DA REGIÃO NORTE - IX MOEPEX- Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Ibirubá e VI SerTão Aplicado e VI MOEPEX - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, estabelece as diretrizes gerais deste evento, que se realizará no período de 23, 24 e 25 de novembro de 2021.
O evento é promovido em conjunto pela Diretoria de Ensino, Departamento de Extensão e Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Direção Geral dos Campi Ibirubá e Sertão, sob organização de Comissão, designada pela Portaria nº 311 de 16 de julho de 2021.
A I MOSTRA INTEGRADA DA REGIÃO NORTE congrega a IX MOEPEX- Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Ibirubá, a VI Mostra de Ensino, XI Mostra de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação e X Mostra de Extensão do IFRS – Campus Sertão.
I Mostra Integrada da Região Norte
Campi Ibirubá e Sertão - IFRS
[email protected]