Portal de Eventos do IFRS, 9ª MOEPEX- Campus Ibirubá

Tamanho da fonte: 
Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social: ações remotas 2021
Henrique Comin Agatti, Érica Souza Ortiz de Camargo, Ivo Mai

Última alteração: 17-11-2021

Resumo


O presente resumo é um relato de ações desenvolvidas durante o ano de 2021 do projeto de extensão que tem como objetivo contribuir e apresentar atividades que estimulem a alfabetização científica, ou seja, disseminar o conhecimento científico. Observando as dificuldades de ingresso, permanência e sucesso na aprendizagem de estudantes oriundos de comunidades carentes, ou com situações de vulnerabilidade, apresentamos propostas de ensino elencadas nas disciplinas de Física e Matemática, de Escolas Púbicas e entidades sociais da região de abrangência do IFRS, Campus Ibirubá. Pois muitos professores não possuem formação nesta área do conhecimento, e assim profissionais de outras áreas ministrando aulas de Física, por exemplo professores formados em Biologia, Química e Matemática, e como consequência essas aulas são desenvolvidas utilizando metodologias inadequadas, predominantemente por aulas informativas e aprendizagem por memorização, e por muitas vezes dissociados do contexto do mundo do trabalho e do cotidiano das pessoas. Assim, justifica-se o esforço em trabalhar atividades práticas, e que contextualizam temas científicos, especialmente relacionados aos conhecimentos nos quais identificamos as maiores dificuldades de aprendizagem de alunos ingressantes. Devido a situação atual da pandemia COVID-19, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota, com elaboração de roteiros de atividades que usam os recursos de informática no processo de aprendizagem. Estão sendo desenvolvidas atividades que usam planilhas eletrônicas e o aplicativo Modellus no estudo de fenômenos físicos que operam funções matemáticas no estudo de movimentos, e que serão utilizados para gravação de vídeoaulas e no retorno presencial oficinas com atividades experimentais. Neste período também estamos organizando, testando e estudando o funcionamento e de equipamentos dos laboratórios de Física e Matemática com objetivo de serem utilizados nas futuras oficinas presenciais. Ainda não temos resultados das nossas ações porque nossas atividades tiveram início recente.


Palavras-chave


Alfabetização Científica, Inclusão Social

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.