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Desenvolvimento de projetos integradores do Ensino Médio Integrado em Mecânica
Rafaela de Oliveira Camera, Cristiano Kulman, Giancarlo Stefani Schleder, Ivo Mai, Bruno Conti Franco

Última alteração: 09-11-2021

Resumo


O presente projeto de pesquisa tem por motivação o aprimoramento e complementação dos conceitos de um projeto mecânico para alunos do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Câmpus IFRS Ibirubá. Por atuar interdisciplinarmente, o Projeto Integrador cria grande impacto na aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Com isso, ele tem a finalidade de conduzir os estudantes a adiquirirem um maior poder de associação e estimula o desenvolvimento do conhecimento relacional, visto que sua abordagem relaciona os conteúdos fragmentados apresentados em uma compreensão unificada do conhecimento. Ele tem como objetivo geral promover a concepção sobre um projeto mecânico, amadurecendo o conhecimento  científico e técnico na área industrial. Devido a Pandemia do Covid-19, grande parte das atividades anteriormente realizadas presencialmente necessitaram de uma adaptação para o ambiente virtual, com isso podemos relatar sobre a metodologia do projeto que a execução das atividades foram estruturadas de forma a seguir a seguinte sequência: pesquisa sobre informações do tema (projeto informacional), análise de possíveis soluções (projeto conceitual), planejamento (preparação para a fabricação) e execução (processo de fabricação). Dessarte, podemos descrever os resultados provindos da aplicação do Projeto Integrador nas turmas do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do Câmpus IFRS Ibirubá como extremamente positivos, visto que através deste meio os estudantes tiveram a oportunidade de sistematizar os conhecimentos adquiridos  durante o desenvolvimento do curso, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. Além disso, a realização do Projeto Integrador viabiliza a integração das turmas integrantes do projeto. Portanto, infere-se que o projeto oportuniza os estudantes a aprimorarem suas concepções de um projeto mecânico, prepara os alunos para o mercado de trabalho através de um experiência prática-profissional, associa os conhecimentos de diversas áreas do conhecimento e integra os estudantes. Desta forma, concluimos que estes benefícios proporcionados pelo Projeto Integrador, consequemente, beneficiam a comunidade externa ao projeto, promovendo profissionais mais preparados capazes de desenvolver projetos que melhoram a qualidade de vida no mundo.

Palavras-chave


metodologia de projeto; projeto integrador; ensino integrado em mecânica

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