Última alteração: 09-12-2021
Resumo
O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto de ensino intitulado Acompanhamento Pedagógico dos Beneficiários da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS-Campus Ibirubá, visando acompanhar o desempenho dos estudantes beneficiários do Programa de Benefício Estudantil (PBE). Atualmente, a instituição tem 74 estudantes que recebem os auxílios estudantis. Tem como objetivo contribuir para otimizar o rendimento escolar dos estudantes por meio de ações que visam melhorar a organização e a rotina de estudos. Como objetivo específico buscou-se organizar e sistematizar materiais informativos. Justifica-se esse trabalho devido às distintas realidades que os estudantes têm a partir do seu contexto socioeconômico e todas as transformações que suas famílias tiveram em decorrência do ensino remoto, como, por exemplo, a utilização dos espaços para o estudo em suas residências. Assim, o trabalho foi realizado inicialmente a partir de um levantamento com os estudantes beneficiários. Elaborou-se um formulário no google forms com questões sobre as principais dificuldades encontradas na organização da rotina de estudos e encaminhou-se para os e-mails institucionais e grupo do whatsapp do auxílio estudantil. Após a produção dos dados, identificou-se que a maior dificuldade dos estudantes estavam relacionadas a concentração (falta de silêncio , de atenção e de barulhos externos), divisão do espaço físico com outras pessoas (local inadequado para estudar), e rotina (divisão de horários, organização e conciliação do tempo com outras atividades rotineiras). Com base nos resultados analisados, elaborou-se um material informativo para auxiliar os estudantes com dicas e orientações para melhor organização de suas rotinas de estudo. Pretende-se, com essa ação contribuir com estratégias que facilitem os processos de compreensão dos conteúdos escolares, assim como de organização para um maior rendimento escolar.