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IbIFerti: simplificando o solo
Bruna dos Reis Daltrozo, Daniela Batista dos Santos (Orientadora)

Última alteração: 09-12-2021

Resumo


O solo é um recurso natural extremamente importante para a vida humana no planeta Terra, visto que nele ocorrem processos e ciclos de transformações físicas, biológicas e químicas. Logo, seu manejo é decisivo na qualidade do agroecossistema. Diante disso, o solo deve ser entendido por todos como um recurso natural essencial e que deve ser conservado, especialmente, pelos profissionais da área, como os técnicos em agropecuária e engenheiros agrônomos. Para que isso aconteça, os estudantes e futuros profissionais precisam ter uma formação que aponte caminhos para essa conscientização e que adote estratégias didáticas, criativas e modernas que facilitem o entendimento acerca das Ciências do Solo. Essa área é extremamente dinâmica e prática e que exige bases conceituais sólidas. Com a necessidade de estratégias de ensino-aprendizagem diferentes e facilitadoras e para que haja não somente a compreensão dos conteúdos programáticos das disciplinas de Ciência do Solo por parte dos estudantes, mas também a promoção da interdisciplinaridade e futuramente, formação de profissionais ativos, críticos e conscientes que atuem na sociedade de forma racional e responsável, o presente projeto de ensino foi proposto. O projeto IbIFerti consiste na elaboração de materiais didáticos, físicos e digitais, criativos e facilitadores que possam ser utilizados por estudantes de todos os níveis de ensino ofertados pelo IFRS Campus Ibirubá na área das Ciências do Solo e outras disciplinas com possibilidade de integração. Dentre as ações realizadas, pode ser citada a elaboração de materiais digitais, como memes, infográficos, cards com leitura rápida, vídeos e paródias, voltados à Ciência do Solo, e a criação de um canal para a divulgação desse aparato didático construído ao longo do projeto na rede social Instagram. Além do uso das tecnologias virtuais, também estão sendo produzidos materiais físicos que possam ser táteis, visualizados e manipulados pelos estudantes. Alguns já estão em processo de confecção, como a “Soloteca” - mostruário de solos de diferentes colorações -, os “Solegos” – materiais que auxiliam na construção do conhecimento acerca da formação dos solos utilizando legos – e um jogo da memória sobre as deficiências de nutrientes no solo e o sintoma que tal deficiência causa na planta de interesse a ser cultivada. Por fim, esses acervos físicos e digitais podem compor um material excelente que pode ser utilizado por estudantes e professores em diversos componentes curriculares do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de Agronomia.

Palavras-chave


Educação em Solos; Materiais Didáticos; Aprendizagem

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