Portal de Eventos do IFRS, 9ª MOEPEX- Campus Ibirubá

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Divulgação sobre apicultura nas redes sociais do LApis
Luiz Manoel Scartezini, Roberto Saggin Visoto, Renata Porto Alegre Garcia

Última alteração: 05-11-2021

Resumo


A apicultura é uma atividade com uma diversas possibilidades de exploração de produtos que englobam desde a prestação de serviços com a polinização, a produção de mel, pólen apícola, própolis, apitoxina, geléia real, apilarvil, cera, venda de enxames e rainhas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel do Brasil, seguido de Santa Catarina e Paraná, porém com maior potencial produtivo de exploração, o conhecimento de técnicas corretas de criação são fundamentais para o crescimento da apicultura no Brasil. O objetivo das atividades do projeto de extensão "Fortalecimento da apicultura no município de Ibirubá e região 2021'' foi divulgar conhecimento sobre a apicultura a comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Ibirubá pelas redes sociais do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura e Meliponicultura (LApis). Foram elaborados materiais informativos referenciados por materiais técnicos publicados da área, como boletins, cadernos técnicos e artigos científicos, onde os cards visavam resumir as informações e destacar pontos importantes, sendo produzidos utilizando Canva e semanalmente duas postagens sobre apicultura foram publicados nas redes sociais do Instagram e Facebook do LApis. Antes da publicação, os cards elaborados eram analisados e discutidos pelos integrantes da equipe do projeto. A equipe também participou de lives, reuniões e cursos para capacitação nos assuntos. Os temas publicados foram: mel, sua composição e propriedades para a saúde, própolis, pólen apícola, geleia real, apiterapia, rainhas, colmeia americana, impermeabilização, apiário fixo e apicultura migratória. Ao total foram 26 postagens sobre apicultura com um total de 96 curtidas no Facebook e 690 curtidas no Instagram. Por meio do acompanhamento das informações fornecidas pelas redes como pessoas alcançadas e engajamentos, pode-se constatar um aumento no número de pessoas alcançadas desde o início das atividades. Além do feedback positivo de algumas pessoas da comunidade, observado pelos comentários. Entende-se que as redes sociais são ferramentas acessíveis, que levam a informação a muitas pessoas, muitas vezes distantes do local, sem custo, porém observou-se que muitos apicultores da região não utilizam redes sociais como Instagram e Facebook. Entretanto, para alcançar este público local o WhatsApp tornou-se uma forma eficiente durante a pandemia do Covid-19, o grupo denominado “Apicultores” contém um total de 103 participantes. O uso das redes sociais na divulgação dos produtos das abelhas, técnicas de produção pode contribuir no incentivo da atividade, aumento da produtividade da atividade e conscientização da importância das abelhas.

Palavras-chave


Criação de abelhas; Extensão rural; Informação

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