PROJETO AFROCIENTISTA: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA E NO LETRAMENTO RACIAL DOS BOLSISTAS DO EMI
Thainá Rocha Motta, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino
Última alteração: 01-10-2024
Resumo
Este trabalho é fruto da experiência adquirida na 1° edição do projeto Afrocientista do IFRS- Campus Viamão. O Afrocientista trouxe questões de pesquisa que suscitaram curiosidades epstemológicas, em relação à permanência dos estudantes negros no campus. O objetivo aqui apresentado é analisar como esta iniciativa do Afrocientista pode impactar diretamente a jornada acadêmica de estudantes negros, bolsistas do ensino superior e ensino médio, e discutir o contínuo empoderamento dos jovens que participam do projeto. A metodologia utilizada neste estudo é de caráter exploratório e qualitativo, com base na análise das respostas obtidas por meio de questionários aplicados aos onze (11) bolsistas do ensino médio integrado participantes da 1ª edição. Foi realizado um levantamento de dados a partir de rodas de conversa semanal, que colocaram em evidência temas como relações étnico-raciais, políticas afirmativas, diversidade, ciência, pertencimento e História. No ensino médio, é possível observar o amadurecimento racial e o empoderamento, evidenciando o impacto do letramento racial na convivência cotidiana escolar. Reconhecer-se como estudante negro desperta uma motivação crescente para explorar e entender mais profundamente a própria identidade, fortalecendo o senso de pertencimento e a busca por conhecimento sobre suas raízes. Os resultados da pesquisa indicam que o letramento racial desempenhou um papel fundamental no amadurecimento e empoderamento dos estudantes negros no ensino médio. Ao longo do projeto Afrocientista, os bolsistas relataram uma maior conscientização sobre suas identidades raciais. Esse reconhecimento de si como estudantes negros não apenas promoveu um sentimento de pertencimento, mas também despertou o interesse em aprofundar o conhecimento sobre suas origens e a história da população negra. Conclui-se que a experiência de participação no projeto é transformadora, amplia o olhar sobre as relações étnico-raciais no cotidiano de cada um. Ainda assim, a importância das políticas públicas de ações afirmativas nas instituições de ensino, demonstram que ações voltadas para estudantes negros não apenas facilitam a conclusão do curso, mas também promovem um ambiente acadêmico, saudável, mais justo e igualitário. Observamos ser fundamental continuar os estudos sobre o empoderamento da população negra nos espaços acadêmicos, um compromisso ao qual o projeto Afrocientista tem se dedicado com eficiência.
Palavras-chave
Afrocientista; Letramento Racial; Empoderamento.
Referências
ALMEIDA, Cleusa A.; BIGOLIN, Marcio; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de. Trajetórias de mulheres negras em uma comunidade quilombola urbana- Chácara das Rosas, Canoas/RS. In: SALATINO, Alba Cristina Couto dos Santos.; ROSA, Sabrina Hax Duro; MONTEIRO, Jade de Oliveira. Relações étnico-raciais: saberes e visibilidades necessárias. São Paulo: editora Pimenta, 2021, p. 48-61. Acesso em: 24.Jun.2024.
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