Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA DESENVOLVER O TURISMO NO ESPAÇO RURAL DE VIAMÃO – RS.
Eduarda Ferreira Nascimento, Bianca Santos de Oliveira, Cibele Rossana Funck Donato

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


O turismo rural tem ganhado relevância no cenário turístico atual, ao oferecer experiências inovadoras e autênticas para os visitantes, além de contribuir para a preservação cultural e histórica das atividades agropecuárias. Em Viamão, embora o turismo tenha pouca visibilidade, as análises indicam que o município possui grande potencial de desenvolvimento turístico. Este projeto busca fortalecer essa perspectiva ao propor uma estratégia de marketing que envolva a comunidade local, entidades parceiras e empresas privadas, promovendo a valorização das propriedades no espaço rural e suas práticas, além de incentivar o turismo sustentável. O turismo rural, conforme contextualizado por estudos anteriores, surgiu no Brasil nos anos 1980 com o objetivo de revitalizar áreas rurais, valorizar patrimônios naturais e históricos, e aproximar o meio urbano do rural. No município de Viamão, essa atividade é ainda pouco conhecida, mas apresenta possibilidades de crescimento. Assim, o projeto se apoia na pesquisa realizada em 2023, intitulada "Potencialidades do Turismo Rural no Município de Viamão - RS", que mapeou as belezas naturais e as tradições da região, oferecendo uma base para a criação de estratégias de marketing que buscam ampliar o alcance turístico da localidade. O objetivo geral do projeto é criar um canal de comunicação eficaz entre o turismo no espaço rural de Viamão e o turista, utilizando as mídias sociais e outras ferramentas de Marketing para divulgar as atrações locais. Entre os objetivos específicos, destacam-se o reforço da imagem do turismo no espaço rural para a cidade e região, a valorização dos empreendedores locais e a facilitação da comunicação digital com a comunidade. Além disso, o projeto visa tornar as informações sobre o turismo acessíveis através de bancos de dados e redes de comunicação. A metodologia aplicada utilizará dados da pesquisa anterior, que mapeou locais e coletou informações diretamente com os proprietários rurais. Também serão realizadas pesquisas bibliográficas, focando nas particularidades do turismo rural e em princípios como a agricultura familiar e o desenvolvimento local. A proposta de marketing digital inclui a criação de conteúdo em redes sociais, roteiros turísticos personalizados com a ajuda da comunidade, além da criação de um website informativo que permita fácil acesso a dados sobre os principais pontos turísticos, roteiros, acomodações e serviços locais. Os resultados esperados incluem um aumento da visibilidade turística de Viamão, maior integração da comunidade local na promoção do turismo e o desenvolvimento de um turismo sustentável que valorize o patrimônio cultural e natural da região. A conclusão aponta para o aumento da visibilidade das propriedades que desenvolvem turismo no espaço rural de Viamão, buscando tornar se um potencial de atratividades, e uma opção de destinos que se destaquem de turismo em ambientes rurais do Rio Grande do Sul, promovendo o crescimento econômico local, a valorização e pertencimento ao seu município e a preservação das tradições regionais.



Palavras-chave


Turismo Espaço rural; Midia Social; Marketing.

Referências


BRASIL, Ministério do Turismo. Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil. Brasília: Ministério do Turismo, 2003. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo Acesso em 14 set 2024.BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo rural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2.ed Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 68p Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo Acesso em: 17 set 2024GAMBA, Maurea Conceição dos Santos. A implementação do roteiro turístico Osório rural: um estudo sobre a articulação de atores públicos e privados. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte. 131p. 2022.IBGE, Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/viamao.html Acesso em: 17 set 2024.LEI Orgânica Municipal de Viamão, RS - Disponível em: https://leismunicipais.com.br/lei-organica-viamao-rs Acesso em: 18 set 2024.PLANO Municipal de Turismo de Viamão, RS - Disponível em: https://www.viamao.rs.gov.br/files/PLANO_MUNICIPAL_DE_TURISMO_2016.pdf Acesso em: 18 set 2024.RIVA, Giovana; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor. Perspectiva do turismo rural como alternativa de renda para agricultura familiar: análise de trabalhos científicos. Desenvolvimento em questão, v. 15, n. 38, p. 197-227, 2017.SCHNEIDER, Sergio. A pluriatividade na agricultura familiar. Editora da UFRGS, 2003.SOUZA, Marcelino de; KLEIN, Angela Luciane; RODRIGUES, Renata Gonçalves. Turismo rural: conceitos, tipologias e funções. Turismo rural: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019. Capítulo 2, p. 23-39, 2019.TEIXEIRA, Andressa Ramos; DE SOUZA, Marcelino. A Valorização da Ruralidade a partir do Turismo: Roteiro Turístico Caminhos Rurais, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Turismo e Sociedade, v. 5, n. 1, 2012.VIAMÃO, Terra de Oportunidades. Prefeitura Municipal de Viamão, Disponível em: https://www.viamao.rs.gov.br/arquivos/11_terradeoportunidades_ptbr.pdf Acesso em: 19 set 2024

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.