Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
EcoGlow - Esfoliante Natural
Sophia Rodrigues, Nicole Alves, Beatriz Romeiro, Victoria Dias, Ana Carolina Cuna, Mark Walker, Belkis Roesler

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


A partir do reconhecimento de uma demanda de mercado por produtos ecologicamente conscientes, o presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um esfoliante natural e sustentável, utilizando ingredientes biodegradáveis e acessíveis. A ideia central, por trás dos esforços, foi no sentido de criar um produto que combinasse cuidado pessoal com responsabilidade ambiental, sem comprometer a eficácia esperada de um cosmético de qualidade. O projeto foi estruturado em três etapas principais: pesquisa, desenvolvimento do produto e validação técnica. Na primeira etapa, realizamos um levantamento teórico e de campo sobre sustentabilidade na indústria cosmética, o comportamento do consumidor e o aumento da demanda por cosméticos sustentáveis, conforme apontado por Cyrillo (2018). A partir dessas informações, conseguimos identificar nosso possível público-alvo e os principais critérios para a elaboração de um produto ecologicamente correto e de fácil acesso econômico. Na segunda etapa, de desenvolvimento, buscando cumprir o objetivo de oferecer um produto seguro para a pele e com baixo impacto ambiental, selecionamos componentes naturais como 100 g de farinha de arroz, 400 g de glicerina vegetal, 10 gotas de corante vegetal e 2 ml de essência natural. Todo o processo de preparação foi realizado em ambiente controlado, para assegurar a qualidade do esfoliante. As amostras foram também submetidas a testes de qualidade e segurança, como a medição do pH e avaliações de estabilidade acelerada, realizadas ao longo de 30 dias. Atualmente, o esfoliante encontra-se em fase de testes finais, sendo avaliado sob diferentes condições de uso. Resultados preliminares apontam que o produto proporciona uma esfoliação suave e eficaz, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos. Além disso, pretendemos ampliar o escopo da pesquisa e aplicar o aprendizado no desenvolvimento de outros cosméticos naturais. Concluímos, preliminarmente, que o produto desenvolvido é acessível, sustentável e eficaz, cumprindo os objetivos iniciais desta pesquisa. O uso de ingredientes biodegradáveis reafirma nosso compromisso com a preservação ambiental e a inovação sustentável.




Palavras-chave


Esfoliante natural; Beleza sustentável; Cosméticos ecológicos.

Referências


TALK SCIENCE. Beleza sustentável: o futuro da indústria cosmética. Disponível em: <https://www.talkscience.com.br/industria-cosmetica/beleza-sustentavel-o-futuro-da-industria-cosmetica>. Acesso em: 16 set. 2024

RUIZ, Ana Júlia; OLIVEIRA, Camylle Almeida; SOUZA, Filipe de Araújo; MACHADO, Giulia Fredo. Os possíveis malefícios causados pelos parabenos. 2021. 11 f. TCC – Curso Técnico de Química, Etec Benedio Storani, Jundiaí, 2021. Disponível em: <https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/6765/1/tecnicoemqu%c3%admica_2021_2_anaj%c3%balia_osposs%c3%adveismalef%c3%adcioscausadospelosparabenos.pdf>. Acesso em: 9 set. 2024.

 

LIMA, Luana Ribeiro de, et. al. Cosméticos orgânicos: uma tendência crescente no mercado. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p. 4322-4331, jan. 2021. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23016/18497>. Acesso em: 16 set. 2024.

 

CYRILLO, Marianna. A importância da química verde para a indústria da beleza. 2018. Disponível em: <https://www.campograndenews.com.br/artigos/a-importancia-da-quimica-verde-para-a-industria-de-beleza>. Acesso em: 7 maio 2024.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.