Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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ECOESCOLA: TRANSFORMANDO PRÁTICAS COM PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Rodrigo Augusto Junior, Talita Samara Padilha Amaral, Sophia Liandra Liandra Messa da Silva Vasques, Adriano Andrejew Ferreira, Robson Garcia da Silva, Cibele Rossana Funck Donato Donato

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


Apesar da imensa área verde, assim como da  presença de territórios indígenas e quilombolas, Viamão carece de atividades que valorizem esses aspectos naturais e socioculturais presentes no município. Nesse sentido, este projeto surge como uma  iniciativa para implementar uma trilha sustentável focada nos povos ancestrais brasileiros na Escola EEEM Farroupilha, em Viamão, tendo início no  ano letivo de 2024 e possivelmente estendido até o final do ano letivo de 2026. O objetivo é fortalecer a educação ambiental por meio de projetos multidisciplinares que promovam a preservação do meio ambiente, envolvendo alunos e professores. A questão central é investigar como promover a sensibilização e prática dessas trilhas, destacando o respeito dos povos ancestrais pela natureza e incorporando seus conhecimentos em atividades escolares. A justificativa para o tema está na necessidade crescente de conscientização ambiental e na importância de conectar os alunos às práticas sustentáveis, inspiradas nos povos  ancestrais. A metodologia adotada é qualitativa e inclui o mapeamento da área verde da escola com uso de  mapas do Google Earth, análise documental e registros fotográficos. Em um primeiro momento será feito um mapa da escola. Sobre este será escolhido o local no qual será desenhado o percurso da trilha. O percurso será feito por meio de inspeção no local com uso de GPS para que o trajeto fique registrado.A pesquisa espera que a implementação da trilha não apenas aumente a  conscientização ambiental entre os estudantes, mas também engajar a comunidade escolar em práticas sustentáveis que possam ser aplicadas dentro e fora da escola, promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade com o meio ambiente  além disso, parcerias com professores para elaborar projetos que atendam às necessidades da escola, promovendo a sensibilização de toda a comunidade escolar. Entre as possíveis limitações do projeto, destacam-se fatores como as condições climáticas, que podem afetar o andamento das trilhas, além de restrições financeiras para a aquisição de equipamentos e a disponibilidade de tempo de professores e alunos. No entanto, o projeto é visto como uma oportunidade valiosa para reforçar o compromisso da escola com a educação ambiental e integrar os conhecimentos ancestrais em práticas pedagógicas contemporâneas. Assim, a pesquisa busca contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente, a partir de uma perspectiva inovadora e culturalmente relevante e espera-se que o desenvolvimento da trilha aumente a conscientização ambiental, engaje a comunidade em práticas de sustentabilidade e contribua para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes em relação ao meio ambiente. Em resumo, a pesquisa almeja não apenas implementar uma trilha sustentável, mas também reforçar o compromisso da escola com educação ambiental, integrando conhecimentos ancestrais em práticas atuais de preservação do meio ambiente.



Palavras-chave


trilha, povos ancestrais, ecoescola;

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