Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA A COLETA SELETIVA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
JULIANA SPARREMBERGER FERREIRA, NITIELE TRINDADE DA SILVA, CHELZYANNE TOMAZ AZEVEDO, DANIELLA FRITZ NUNES, CIBELE FUNCK DONATO

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


O Diagnóstico Ambiental é a caracterização e o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma área e/ou empresa, onde deve-se avaliar os seus pontos positivos, negativos e os pontos de melhoria. O diagnóstico também faz parte de uma das etapas do Estudo de Impacto Ambiental – EIA, onde fornece informações para a identificação, avaliação e monitoramento dos impactos causados, servindo como base para conhecimentos relacionados à gestão e preservação do meio ambiente, avaliação essa que fornece informações essenciais para o desenvolvimento de estratégias e planos de ação voltados à melhoria das condições ambientais (Martins, 2019) O projeto propõe realizar um diagnóstico ambiental na escola Farroupilha, objetivando trazer novas ideias para o espaço escolar, analisando o ambiente e assim apresentando propostas  para os alunos terem contato com o a natureza. Tendo como propósito explorar a importância vital desses espaços para o desenvolvimento educacional dos alunos, oferecendo sugestões práticas e criativas  para aprimorar esse ambiente escolar. O objeto de pesquisa é a EMEF Farroupilha, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, bairro Santo Onofre, no município de Viamão-RS.  O público alvo da escola é o ensino fundamental do 1º ao 9º ano, e a análise de pesquisa será desenvolvida no período de 2024. Tendo como foco implementar a coleta seletiva, reduzindo o acúmulo de lixo nas dependências da escola. A abordagem da pesquisa é qualitativa, utilizando-se do método de pesquisa descritiva e pesquisas bibliográficas, análise documental e  artigos. O uso do Laboratório de informática possibilitou a compilação das informações para o desenvolvimento do projeto que referencia a importância do espaço verde e da natureza em ambiente escolar. Será realizado um diagnóstico ambiental em relação aos problemas ambientais causados pela destinação incorreta do lixo, a necessidade de se separar adequadamente os diferentes resíduos e a importância do reaproveitamento e da reciclagem. O diagnóstico será realizado com levantamento de dados envolvendo a coleta de informações, registros fotográficos, vídeos, e diálogo com docentes e discentes na intenção de identificar espaços verdes  e encontrar ideias para o convívio e equilíbrio entre os estudantes com a natureza. O projeto tem por objetivos a realização de um diagnóstico para busca de futuras propostas para a escola, avaliando o seu espaço. O intuito é desenvolver atividades para a promoção de  práticas ambientais, como programas de reciclagem, reforçando a importância da sustentabilidade no cotidiano escolar. Após a análise ambiental, observou-se ausência  de lixeiras na escola, tendo somente um contêiner no espaço de recreação, sem a separação correta do lixo. Assim, uma das práticas já identificada é a instalação de lixeiras de coleta seletiva em pontos estratégicos da escola e promoção de campanhas educativas para que todos os alunos saibam como fazer a separação correta. Com a implantação das lixeiras recicláveis, espera-se reduzir o volume de lixo, pois a prática da reciclagem consiste em criar uma consciência ambiental entre os alunos, professores e funcionários. Além disso, essa ação pode servir como um exemplo positivo para outras escolas e para as famílias dos alunos, ajudando a disseminar hábitos sustentáveis no ambiente escolar.



Palavras-chave


Diagnóstico Ambiental; Reciclagem; Sustentáveis.

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