Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE AMBIENTAL NA EMEF RESIDENCIAL FIGUEIRA
Mateus Silva Alencastro, Ana Julia Borges, Matheus Emerson Serra, Mariana Afonso, Cibele Donato, Adriano Beluco

Última alteração: 01-10-2024

Resumo


RESUMO O Projeto Integrador é uma disciplina que visa conectar todas as matérias e professores,promovendo o aprendizado na área acadêmica e a exploração dos recursos disponíveis noInstituto Federal. Nesse contexto, a turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao CursoTécnico em Meio Ambiente (Turno da Tarde) dedicou esforços para desenvolver uma propostade projeto dentro dessa disciplina. Os alunos foram incentivados e instruídos a fazer visitastécnicas em escolas de ensino público, com o objetivo de coletar informações sobre o ambienteescolar, dando ênfase no espaço natural e suas áreas verdes. Nosso grupo optou por escolher aEscola Municipal de Ensino Fundamental Residencial Figueira, onde um dos integrantes cursouo ensino fundamental. Para realizar a primeira visita, entramos em contato com a equipe diretivada escola e explicamos o âmbito do projeto. A visita ocorreu no período matutino. Dividimos emtrês etapas: Exploração e análise; Fotografias do ambiente e Entrevista com membros da equipeescolar. Começamos explorando toda a área da escola, analisando possíveis pontos para coletardados. Após isso, fotografamos estes pontos para usarmos como referências tanto para apesquisa como para o laudo ambiental. Por último, entrevistamos duas funcionárias da escola, aDiretora Zenita Santos e a Professora Mara Soares. Foi relatado, por parte delas, que houveiniciativas de desenvolvimento de alguns projetos ambientais, sendo um deles uma hortaorgânica, mas que devido à pandemia e alguns outros fatores, não conseguiram darcontinuidade. A partir das informações coletadas, iniciamos a construção do projeto de pesquisae do laudo. Uma segunda visita foi realizada para aprofundar a análise das características dossolos e da vegetação. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, focou nacoleta de dados geológicos do ambiente escolar, utilizando levantamento bibliográfico,documental e de campo, com fotos como instrumento de coleta. Nosso principal objetivo foi aelaboração de um laudo ambiental, como resultado das nossas análises e coletas de dadosfeitos na escola, descrevendo tudo o que foi examinado e observado e destacando os fatores eas características positivas e negativas encontradas nas áreas verdes da escola. Esperamos,com o nosso laudo, conseguir conscientizar os discentes e os docentes sobre a importância deum desenvolvimento sustentável e da educação ambiental aplicada de forma prática dentro deescolas públicas, com o objetivo de preparar as futuras gerações para que saibam valorizar epreservar o meio ambiente, desde cedo. Concluímos o trabalho com a entrega do laudo à EMEFResidencial Figueira, visando expandir a visão da equipe escolar, assim como a dos alunos,sobre as condições das áreas verdes da escola. Além disso, sugerimos algumas ações, que nonosso ponto de vista, se fazem necessárias para melhorias em alguns espaços analisados. Nósficamos satisfeitos com os resultados alcançados, onde aprendemos a analisar os dadosambientais de um ambiente natural e trabalhar na construção e desenvolvimento de um laudoambiental. Todo o desenvolvimento do trabalho com certeza enriqueceu os nossos  conhecimentos e habilidades, nos aprimorando e preparando para futuras experiênciasprofissionais e acadêmicas.

Palavras-chave


Análise Ambiental, EMEF Residencial Figueira, Projeto Integrador

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.