Tamanho da fonte:
LABIC – VIAMÃO: EXPLORANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A AUTONOMIA ESTUDANTIL POR MEIO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
Última alteração: 05-10-2024
Resumo
A iniciação científica no ensino básico é crucial, especialmente para estudantes nativos digitais, pois permite aplicar descobertas científicas em benefício da sociedade. Dessa maneira, os alunos se tornam protagonistas no seu processo de aprendizado, desenvolvendo autonomia e competências informacionais. O projeto "LABIC – Viamão: Laboratório de Iniciação Científica para alunos do Campus Viamão" visa capacitar os estudantes em técnicas de iniciação científica, estimulando a produção de conhecimento, a criação de apresentações acadêmicas e a prática de apresentações orais. As atividades ocorrem nos turnos da manhã e tarde, permitindo que os alunos participem no contraturno. A metodologia segue a abordagem de aprendizagem criativa, fundamentada nos princípios do Construcionismo de Seymour Papert e no Construtivismo de Piaget, os quais valorizam o aprendizado por meio da interação prática com o mundo físico. O projeto é estruturado em três etapas principais: oficinas de escrita científica, oficina de desenvolvimento de resumos acadêmicos com uso de ferramentas on-line e oficina de técnicas de apresentações orais. O material das oficinas foi preparado com auxílio da plataforma Canva e disponibilizado em uma página do Canva Sites. As atividades iniciaram em junho do corrente ano, contando com 40 inscritos e cinco oficinas já realizadas, sendo uma on-line e as outras, presenciais. A primeira oficina ocorreu de forma remota e abordou temas relacionados à definição de ciência e ao método científico. As atividades subsequentes, realizadas presencialmente nos laboratórios de informática, trataram das seguintes temáticas: observação de problemas e formulação de hipóteses; métodos de pesquisa e pesquisa bibliográfica e elaboração de resumos com apoio de ferramentas on-line. Para dar suporte às atividades do LABIC, desenvolveu-se um site na plataforma Canva com informações adicionais sobre iniciação científica e uma trilha digital de aprendizagem, disponibilizando todo o material que foi utilizado para as oficinas do LABIC, além de material adicional para que os participantes possam ir além em suas capacitações. Observou-se, ao longo das oficinas, que a maioria dos participantes interage, expõe suas dúvidas e realiza as atividades propostas pelos ministrantes. Em particular, a oficina dedicada à elaboração de resumos foi marcada por uma participação ativa dos estudantes, com muitos concluindo seus resumos para a VII Mostra Científica de Viamão ou deixando a atividade com a maior parte do trabalho finalizado. Esse resultado demonstra que o objetivo da oficina está sendo plenamente alcançado, proporcionando aos alunos não apenas o aprendizado das técnicas de escrita científica, mas também a aplicação prática dessas técnicas.
Palavras-chave
: Escrita acadêmica, Iniciação científica, Competências informacionais
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.